A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Exposição “Maia na Rota das Camélias”

Abril 10 @ 10:00 am 6:00 pm

A Câmara Municipal da Maia, em parceria com a Junta de Freguesia Cidade da Maia, inaugura no domingo, dia 10 de abril, pelas 10h00, na Escola Príncipe da Beira, em Gueifães, a Exposição de Camélias “A Maia na Rota das Camélias”.

O evento tem como objetivo promover e implementar na Município a Rota das Camélias, dando especial destaque à Camélia Angelina Vieira e à Camélia Príncipe da Beira. São duas plantas com forte ligação ao território maiato e no caso concreto da Camélia Angelina Vieira, ligada ao seu criador, Dr. Germano Vieira, ilustre médico e botânico da Maia.

Com a chegada das primeiras Camélias à Europa, vindas do oriente, desenvolveu-se um verdadeiro culto àquela planta. Anteriormente, as designações utilizadas para se referir à camélia na Europa foram “rosa da China” ou “rosa do Japão”. Com grande importância na região Norte e Centro de Portugal, existem no Município da Maia, alguns exemplares dignos de interesse.

A primeira e mais conhecida a Camélia Angelina Vieira, foi desenvolvida pelo médico e apaixonado pela botânica, Germano Vieira, que decidiu dar o nome da esposa a este belo exemplar, perpetuando assim uma bela história de amor.

Outra planta digna de relevo é a Camélia Príncipe da Beira, uma derivação da camélia D. Pedro.

A exposição, vai servir de ponto de partida para a criação da Rota das Camélias na Maia, pode ser visitada entre as 10h00 e as 18h00, na escola Príncipe da Beira – Gueifães, freguesia da Cidade da Maia.

Entrada Gratuita

Escola Principe da Beira

R. Dr. António José de Almeida, Gueifães
Maia,
+ Mapa do Google