Município marca presença na Qualifica 2025

O Município da Maia está presente na Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre entre os dias 12 e 15 de março na Exponor, em Matosinhos. A abertura, esta quarta-feira, contou com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, que passou pelo espaço da Maia.

O evento, que se destaca como uma plataforma de encontro entre instituições de ensino, empresas e jovens em busca de novas oportunidades, conta com um stand dedicado ao território maiato.

No espaço do Município da Maia, os visitantes podem explorar a oferta educativa e formativa das escolas do concelho, participar em atividades dinâmicas e interativas e ainda usufruir de várias surpresas preparadas especialmente preparadas para esta ocasião.

O objetivo é divulgar as potencialidades do município e inspirar as novas gerações a apostar na sua formação e futuro.

Entre as entidades participantes no stand da Maia destacam-se os Agrupamentos de Escolas de Pedrouços, Águas Santas e Castêlo da Maia; o CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel; PsiPorto – Soluções de Consultoria e Formação; a Inforpreparação – Formação Profissional e Consultadoria; Escola Profissional Novos Horizontes; Escola Profissional ETAP; Gabinete da Juventude; Conservatório de Música da Maia e LabsMaia.

A participação do Município na Qualifica 2025 conta com o apoio da Cooperativa Agrícola da Maia, reforçando o compromisso com a promoção do desenvolvimento educativo, social e económico do concelho.

A Qualifica é um evento de referência nacional que reúne milhares de visitantes e diversas entidades ligadas ao ensino, à formação e ao emprego. A presença da Maia sublinha a aposta do município em capacitar as gerações futuras e em divulgar as oportunidades que o território oferece.

Certame

A setorização do certame, com áreas bem definidas, para facilitar a visitação consoante os interesses e o perfil de cada inscrito, conduziu a Organização a uma subdivisão em mais quatro diferentes segmentos de exposição.

O «Espaço Ensino» terá locais interativos, uma montra viva de saídas profissionais, cursos superiores e oferta técnico-profissional. Ao passo que o espaço de «Orientação Vocacional» é tradicionalmente um dos que capta mais curiosidade entre os visitantes, pela possibilidade de aceder a informação relevante que ajude a tomar opções com mais conhecimento de causa. “É um serviço de atendimento gratuito e personalizado, que na última edição ajudou, individualmente, centenas de alunos”, sustenta Amélia Estêvão.

Oportunidades em termos de formação e estágios além-fronteiras estarão, por sua vez, disponíveis no “Espaço Study Abroad”, enquanto as entidades oficiais aparecerão representadas no “Espaço Institucional”.

Feira de Educação, Formação e Juventude pode ser visitada pelo público em geral durante os quatro dias, das 10h00 às 18h00, sendo o custo de entrada de cinco euros e o ingresso para jovens até aos 17 anos gratuito. Os bilhetes podem ser adquiridos no ckeck-in do recinto. As visitas de estudo são gratuitas, mas carecem de inscrição obrigatória, que pode ser feita em Visite a Qualifica.

Também pode interessar-lhe