Exposição de fotografia “Siza+Souto de Moura”

O Fórum da Maia acolhe a exposição de fotografia “Siza+Souto de Moura”, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Maia que convida o público a explorar a obra de dois dos mais conceituados arquitetos portugueses através da lente de dois reconhecidos fotógrafos.
Idealizada por Nuno Miguel Borges, a mostra reúne 90 fotografias que documentam o processo de transformação de dois projetos arquitetónicos distintos. As imagens foram captadas por André Príncipe e António Júlio Duarte para os livros “Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça”, de Eduardo Souto de Moura, e “Fundação Gramaxo”, de Álvaro Siza.
As 45 fotografias de António Júlio Duarte acompanham quatro anos de intervenção no projeto da “Fundação Gramaxo”, de Álvaro Siza. O percurso inicia-se num prado com um tanque de granito e árvores centenárias, passando pelas várias fases da construção até ao registo final do edifício concluído. A exposição inclui ainda imagens que ilustram o universo criativo de Siza, abordando a sua relação com a escultura, o design e o seu atelier.
Já as 45 fotografias de André Príncipe registam o olhar sobre o Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça, desde o seu estado de abandono até à conclusão da reabilitação conduzida por Souto de Moura, que transformou o espaço num hotel de cinco estrelas, preservando a identidade histórica do monumento classificado como Património Mundial da UNESCO.
“Siza+Souto de Moura” está patente até 4 de maio e pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 22h00, no Fórum da Maia. A entrada é gratuita, proporcionando a todos os visitantes uma oportunidade única para mergulhar no diálogo entre arquitetura e fotografia.