Concurso Manuel Ivo Cruz estende-se a todo o país

O Concurso Manuel Ivo Cruz, este ano, estende-se a todo o país. A competição instituída pelo Conservatório de Música da Maia vai, na edição de 2025, ganhar dimensão nacional, aceitando inscrições de conservatórios, academias e escolas de Música de todo o país.

A presidência do Júri será assumida em cada um dos dias de realização do concurso por Pedro Burmester, pianista português que dispensa apresentações, por Tatiana Afanasieva, violinista, e Nuno Vaz, trompista, ambos da orquestra Sinfónica do Porto casa da música, músicos experientes e muito reputados no meio musical, que terão uma missão ainda mais difícil e exigente, posto que é expetável que surjam concorrentes oriundos das melhores instituições de ensino artístico especializado na Música, que irão apostar tudo nas suas performances interpretativas para conseguirem chegar aos prémios.

As várias eliminatórias da competição acontecerão no Auditório da Quinta da Gruta (16 de abril) e no Fórum da Maia (17 e 18 de abril).

Nesta edição, o concurso terá os seguintes escalões:

•             Minis: 6-9 anos

•             Infantil: 10-12 anos

•             Juvenil: 13-15 anos

•             Júnior: 16-18 anos

•             Sénior: 19-24 anos

Os interessados devem efetuar a sua inscrição até ao dia 2 de abril e consultar a calendarização da sua prova a partir de 5 de abril, através do link: concurso.manuel.ivo.cruz@fundacao-cmusica-maia.pt

Para Mário Costa, Diretor Pedagógico do Conservatório de Música da Maia: “…esta abertura da competição a jovens estudantes de Música de Portugal inteiro, além de ser uma forma de melhor dignificar esta homenagem anual que o Conservatório da Maia presta a um dos seus mais prestigiados diretores, fazendo jus ao legado que o Maestro Manuel Ivo Cruz deixou na instituição, é também uma forma de integrar a nossa escola na comunidade educativa da Música a nível nacional…”.

Emília Santos, Presidente da Fundação Conservatório de Música da Maia, sublinha: “…os prémios que temos para esta edição, comparativamente com as edições anteriores, são claramente mais atrativos e constituem um significativo estímulo para que mais jovens queiram concorrer, o que irá, a meu ver, incrementar o nível técnico e artístico da competição, razão pela qual a Fundação investe cerca de 5000 euros para premiar o talento e o mérito…”.

A 16 de abril realizar-se-ão as provas de violino, no dia seguinte, prestarão provas os candidatos aos prémios para piano e no último dia, 18 de abril, será a vez dos futuros trompistas entrarem em competição.

Também pode interessar-lhe