Projeto europeu luta contra a pobreza energética “EmPowerIngUs”

O município da Maia recebeu, nos dias 21 e 22 de novembro de 2024, a visita do perito do programa URBACT, e da Empresa Municipal de Solo e Habitação Pública (EMSV) do município de Getafe, na qualidade de Cidade-Líder do projeto europeu de luta contra a pobreza energética, “EmPowerIngUs”.

O encontro teve como foco principal a troca de conhecimentos e experiências em medidas de combate à pobreza energética, em contexto de habitação social, reforçando o compromisso de Maia em alinhar-se com as melhores práticas internacionais, como é o caso do projeto EPIU “Energy Poverty Intelligence Unit” de Getafe.

No primeiro dia, os representantes do projeto e a equipa local da Maia debateram uma ampla gama de questões, com particular destaque para a disponibilidade de dados energéticos para planeamento estratégico, desafios na gestão de energia na habitação social e iniciativas de mitigação da pobreza energética. Neste âmbito, foi dinamizada uma visita às instalações da empresa Espaço Municipal, bem como, empreendimentos sociais do nosso território, de forma a conhecer de perto projetos de índole infraestrutural e imaterial atualmente em curso.

O segundo dia de trabalho marcou o início da primeira reunião do Grupo de Ação Local do projeto, tendo contado com a presença de um leque diversificado de unidades orgânicas do ecossistema municipal, entidades parceiras como a Espaço Municipal, a Agência de Energia do Porto.

Ao grupo de trabalho ainda se juntou o especialista em pobreza energética, João Pedro Gouveia, Investigador da Universidade Nova de Lisboa e Coordenador Científico da plataforma de aconselhamento da União Europeia em matéria de pobreza energética (Energy Poverty Advisory Hub).

O Programa URBACT constitui um reputado programa de cooperação territorial europeia (https://urbact.eu/), que promove o estabelecimento de redes entre Cidades, em torno do Desenvolvimento Urbano Sustentável.

A Maia participa pela primeira vez neste programa através do projeto de inovação “EmPowerIngUs” que é liderado pela cidade espanhola de Getafe (Espanha).

Trata-se de um projeto que aborda a temática da pobreza energética e o papel de participação dos cidadãos relativamente a este domínio, evidenciando, assim, características e necessidades similares às da Maia.

O projeto que Getafe desenvolveu implica um conjunto de ações que visam abordar a pobreza energética em áreas vulneráveis, com especial destaque na obtenção e análise de dados, tendo sido neste contexto criada uma Unidade de Inteligência para a Pobreza Energética (EPIU), com vista ao desenvolvimento de um sistema de análise de dados para identificar e apoiar grupos vulneráveis ​​com base nas suas características sociodemográficas e espaciais, operando em três escalas – a “habitação”, o “edifício” e o “bairro/espaço público”.

Este projeto colaborativo reforça o compromisso da Maia na implementação de políticas locais de combate à pobreza energética e na sustentabilidade do seu território.

Os trabalhos no âmbito da Rede deverão prolongar-se até 31 de agosto de 2026.

Também pode interessar-lhe