Maia na 12.ª Semana da Reabilitação Urbana do Porto
A Maia volta a marcar presença na Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que decorre entre 5 e 7 de novembro, nas Caves Ferreira, no centro histórico de Vila Nova de Gaia.
Na abertura da 12ª SRU do Porto, durante a Mesa-redonda de debate – “Construir Portugal” – A visão dos autarcas face aos desafios da habitação” o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, destacou a importância do Simplex e do licenciamento urbanístico para facilitar a gestão dos municípios e melhorar a experiência dos munícipes. “A simplificação administrativa e a modernização digital são agora centrais para as autarquias, que visam tornar os processos internos mais ágeis e acessíveis.
Em relação ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que está em plena execução, Silva Tiago comentou o estado atual da construção de habitação pública no Município da Maia e os desafios enfrentados para a implementação deste plano. “A CMM não vira as costas aos desafios. As coisas levam o seu tempo. Na Maia, 70% da estratégia está a avançar. Vamos ver como podemos fazer com os restantes 30%,” afirmou. A declaração sublinha a determinação do município em cumprir o plano, enfrentando os obstáculos que ainda persistem para alcançar a execução total da estratégia.
No contexto do Simplex, o presidente destacou que a Câmara da Maia acolhe todas as medidas governamentais que venham facilitar a vida dos cidadãos e a gestão municipal. Como parte desse compromisso, o município implementou um processo de desmaterialização administrativa, que inclui uma revisão significativa do website institucional para melhorar a experiência dos utilizadores. O objetivo é tornar o acesso aos serviços municipais mais rápido e eficiente, com funcionalidades que permitem a submissão de requerimentos e projetos de construção com facilidade.
“A comunicação digital tem de ser encarada, não apenas como uma possibilidade na relação com o cidadão, mas sobretudo como o canal de atendimento e satisfação das suas necessidades”, acrescentou António Silva Tiago.
Ao longo dos três dias do evento, mais de 100 oradores promoveram debates dedicados à habitação, construção e sustentabilidade. Para além da presença do Presidente da Câmara Municipal da Maia na mesa redonda de abertura, o Administrador Executivo da Espaço Municipal – Renovação Urbana e Gestão do Património, Nuno Lopes, participa, esta quinta-feira, num painel sobre “Premiar a reabilitação e o respeito pelo património”.
Como devemos reconhecer a excelência da reabilitação, da arquitetura e do respeito pelo património? Quais os critérios que distinguem um projeto e uma obra? De que forma estes critérios promovem o reconhecimento dos melhores profissionais? Foram algumas das questões levantadas durante este painel.