Está inaugurado o Parque Fluvial de Alvura

O Parque Fluvial de Alvura, localizado na freguesia de Milheirós, foi oficialmente inaugurado, esta quinta-feira, pelo Presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago. A cerimónia contou, ainda, com a presença da Vereadora com o Pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida, Marta Peneda e da presidente da Junta de Freguesia de Milheirós, Maria José Castro Neves.

O novo Parque Fluvial, na margem esquerda do rio Leça, junto à Ponte de Alvura, representa um investimento superior a 400 mil euros, é um projeto inovador, que visa promover a biodiversidade e fortalecer a resiliência local às alterações climáticas.

O parque, que utiliza soluções baseadas na natureza, é um exemplo de adaptação urbana às mudanças climáticas, promovendo uma boa gestão hídrica e servindo como modelo de transformação dos espaços urbanos do futuro.

Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal destacou o papel fundamental deste projeto na melhoria da qualidade de vida dos habitantes locais e na preservação ambiental. “Há 30 anos, quando cheguei à Câmara, a Maia não tinha um jardim público. Hoje, somos o segundo município do país com mais espaços verdes públicos tratados”, sublinhou António Silva Tiago, acrescentando que a construção do parque cumpre um compromisso antigo assumido pela autarquia.

O Parque Fluvial de Alvura foi projetado para ser mais do que um simples espaço de lazer. O parque representa um “laboratório vivo”, um exemplo de integração entre a natureza e a tecnologia. Equipado com soluções sustentáveis, como sistemas de retenção de água para prevenir cheias, iluminação ecoeficiente alimentada por energia solar e eólica, e internet gratuita, demonstrando como é possível conciliar a modernidade com a responsabilidade ambiental.

Além de servir como um local para caminhadas e convívio, o parque desempenha um papel crucial na gestão hídrica da região, prevenindo inundações nas zonas urbanas adjacentes e contribuindo para a melhoria da qualidade da água do Rio Leça. “Esta é uma obra que perdurará por gerações, garantindo uma melhor qualidade de vida para os nossos filhos e netos”, sublinhou a Presidente da Junta de Freguesia de Milheirós, Maria José Castro Neves.

O evento contou com a presença de diversos membros da comunidade local, incluindo alunos e professores da Escola Básica do Monte das Cruzes, que encheram a cerimónia de alegria e entusiasmo.

O evento terminou com um convite para os presentes percorrerem e explorarem a nova infraestrutura, que proporciona um espaço de lazer, fruição múltipla e contacto direto com a natureza.

Com a inauguração do Parque Fluvial de Alvura foi dado mais um passo importante na estratégia da Maia para promover o bem-estar da sua população, mantendo o compromisso com a sustentabilidade e a inovação no desenvolvimento dos seus espaços públicos.

Fotografia: Mário Santos/ CM Maia

Também pode interessar-lhe