Pequenos Cantores da Maia convidados de honra em concerto comemorativo
Comemorações dos 800 anos da Irmandade de São Crispim e São Crispiniano
A convite do Coral de São Bento, os Pequenos Cantores da Maia foram convidados de honra no concerto comemorativo dos 800 anos da Irmandade de São Crispim e São Crispiniano, que na tarde deste domingo, 13 de outubro, teve lugar na Igreja de que são padroeiros, no Porto.
A primeira parte do concerto foi integralmente constituída por obras corais do repertório polifónico português, na sua totalidade Música Sacra, que foram competentemente dirigidas pelo Maestro Emanuel Mesquita.
Aos Pequenos Cantores da Maia coube a honra de assegurar a segunda parte do concerto.
O coral Infantil Municipal da Maia, sob a direção de Victor Dias, iniciou a sua participação na efeméride, com a interpretação do “Hino da Alegria”, de Ludvig van Beethoven, seguindo-se “Arco-Íris”, com solo de Leonor Guerra, “No sótão da minha avó”, “Mamá mamá”, em que foi solista, Ana Sofia Neves, “Ao domingo”, “Canção do abraço” e “ubunto.”.
O grande encore do concerto, foi constituído pela canção “Caminho de Paz”, que tal como todos os temas do programa dos Pequenos Cantores tem letra de Mizé Rouxinol e ali foi interpretado em estreia absoluta e mundial, contando com a participação dos pais das crianças e dos coralistas do Coro de São Bento.
No final do evento, o Maestro Emanuel Mesquita distinguiu os Pequenos Cantores da Maia com um objeto, em puro cristal, dotado de nota artística, que no seu interior contém uma inscrição alusiva à efeméride em cuja comemoração tiveram honras de convidados principais.
Num templo completamente lotado, os Pequenos Cantores arrebataram permanentemente vibrantes e demoradas ovações, que se evidenciaram de forma mais efusiva, aquando dos solos de Leonor Guerra e Ana Sofia Neves, que lograram alcançar brilhantes performances vocais, plenas de expressividade e emoção.
Fotografia: Mário Santos / CM Maia