Maria Helena celebrou 100 anos
A Capela do Senhor da Agonia, no lugar de Ferreiró, na freguesia do Castelo da Maia, foi pequena para acolher todos os que quiseram participar na eucaristia de Ação de Graças pelos 100 anos de Maria Helena Santos.
Antes disso, no café, que fica praticamente ao lado, era um entrar e sair de gente. Todos queriam cumprimentar a aniversariante. Também a Câmara Municipal da Maia se juntou ao momento de festa.
O Edil maiato, António Silva Tiago, impedido de estar presente, por se encontrar em Fátima, em missão de representação do Município, enviou a Vice-Presidente da Autarquia, Emília Santos, foi dar os parabéns à senhora, entregar-lhe um ramo de flores e uma lembrança e deixar votos de muita saúde.
Foi nessa mesma casa que a centenária viveu com o marido e viu crescer a família. Por isso, foi o local escolhido pela senhora para assinalar data tão memorável, com um almoço convívio, que reuniu a família, nomeadamente os sobrinhos.
A roupa foi escolhida por Maria Helena. De manhã, acordou bem disposta e esperou que a neta Isabel Coelho a fosse ajudar, tal como acontece todos os dias, e arranjar-lhe o cabelo. Ainda faz a cama sozinha e anda, embora com algumas dificuldades. Por isso, a deslocação para a Capela foi feita em cadeira de rodas. No caminho, ao passar pela Escola Básica de Ferreiró, foi surpreendia pelos alunos que lhe cantaram os parabéns.
Maria Helena Santos é natural de Vairão, concelho de Vila do Conde. Cresceu no convento porque a mãe era costureira na instituição. Aos 23 anos foi viver sozinha e foi quando conheceu o homem com quem casou, natural de Cidadelha e acabou por se mudar para a Maia.
Compraram a casa, onde Helena se dividia entre as lides domésticas, no 1.º andar, e a mercearia e adega, no rés do chão, que era o sustento da família. Tiveram três filhos e desses nasceram quatro netos, seis bisnetos e três tetranetos. O companheiro partiu há 31 anos.
Maria Helena celebrou esta quarta feira 100 anos, mas a meta é chegar aos 104 tal como aconteceu com a mãe.