Grande Prémio JN termina na Maia
É na Maia que termina e foi na Maia que foi dado o pontapé de saída para o 33.º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc. A apresentação oficial da prova reuniu, esta quinta-feira, na Quinta dos Cónegos, autarquias, dirigentes, patrocinadores, equipas e organização.
A prova, organizada pelo Jornal de Notícias, vai estar na estrada de 25 de agosto a 1 de setembro e vai percorrer as cidades de Albergaria-a-Velha, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Porto, Ovar, Guimarães, Viana do Castelo, Valongo, sendo a grande final no dia 1 de setembro, na cidade da Maia.
A cerimónia de apresentação contou com a presença do Vereador do Desporto, Juventude e Dinamização Territorial da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro, do Diretor Regional Norte do IPDJ, Vítor Dias, do administrador da Notícias Ilimitadas, Domingos de Andrade, diretora do Jornal de Notícias, Inês Cardoso, do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e do diretor da prova, Nuno Lopes.
Lembrando que a Maia tem uma “grande tradição do ciclismo”, o Vereador do Desporto referiu que “não podia dizer que não” ao repto lançado pelo JN. Depois, acrescentou, “porque é um desporto de proximidade com a população. “Há largos anos que apostamos no ciclismo porque é uma modalidade muito querida dos maiatos, queremos que seja um grande espetáculo, competitivo e que seja a promoção do território”, acrescentou Hernâni Ribeiro.
O Grande Prémio JN 2024 vai atravessar algumas dezenas de concelhos do Norte do país, numa prova com 1210 quilómetros, divididos em oito etapas, tendo como cidades base Albergaria-a-Velha, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Porto, Ovar, Guimarães, Viana do Castelo, Valongo e Maia.
Segundo o diretor da corrida, Nuno Lopes, “o percurso desta edição apresenta-se com etapas rápidas talhadas para decisões ao sprint, mas também uma boa dose de montanha, sobretudo nas 5.ª e 8.ª jornadas, que podem ser decisivas. A regularidade será a palavra-chave, pois todos os dias é preciso concentração e uma boa estratégia”.
Percurso
1.ª Etapa (25 de agosto)
Albergaria-a-Velha-Albergaria-a-Velha: 138,2 quilómetros
2.ª Etapa (26 de agosto)
Vila Nova de Gaia-Vila Nova de Gaia: 151,8 quilómetros
3.ª Etapa (27 de agosto)
Gondomar-Gondomar: 148,8 quilómetros
4.ª Etapa (28 de agosto)
Porto-Ovar: 128,1 quilómetros
5.ª Etapa (29 de agosto)
Guimarães-Guimarães: 136,7 quilómetros
6.ª Etapa (30 de agosto)
Viana do Castelo-Viana do Castelo: 158,8 quilómetros
7.ª Etapa (31 de agosto)
Valongo-Valongo: 155,7 quilómetros
8.ª Etapa (1 de setembro)
Maia-Maia: 161,1 quilómetros