“Tia Lucinda Cântaras” comemora 100 anos
Nascida a 16 de junho de 1924, em Santa Maria de Avioso, Castêlo da Maia, Lucinda Alves da Silva, mais conhecida por “Tia Lucinda Cântaras”, festejou, este domingo, 16 de junho, o seu 100º aniversário. Junto dos seus 11 filhos, sete homens e quatro mulheres, com idades entre os 74 e os 53 anos, seus 17 netos e 19 bisnetos, celebra a vida que “Deus” lhe “deu”.
Casada com o Tio António, já falecido, com quem ainda festejou os 60 anos de casamento, teve uma vida de sacrifício, tendo de deixar de trabalhar na Fábrica do Cabral, no Castêlo da Maia, quando nasceu o quarto dos 11 filhos.
Viveu algum tempo entre o Muro e S. Mamede de Coronado, na Trofa, tendo voltado às suas raízes um pouco mais tarde, depois de o casal ter comprado um terreno, em Ferreiró, para construir uma habitação para acolher toda a família. Diz ter uma ligação mais forte com os filhos homens, pois considera que, muitas mulheres não são tão carinhosas, embora não seja o caso das suas.
À memória de Lucinda ainda vem o seu avô, Américo, lavrador de profissão, que trabalhou em Guidões, numa quinta onde se fabricavam os cântaros para a água, que as mulheres das Terras da Maia levavam até às casas senhoriais do Porto. E foi daí que surgiu o seu apelido.
A centenária sente-se abençoada por Deus, “pelos filhos que me deu, assim como por toda a família que, daí acresceu”. É uma senhora muito carinhosa, querida e estimada por todos os amigos e vizinhos.
O dia de aniversário começou com uma visita do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, que fez questão de ir dar os parabéns a Lucinda. Seguiu-se uma missa de ação de graças, pelas 10h30, na Igreja Paroquial de Santa Maria de Avioso, celebrada pelo Pároco João Pereira. Os festejos continuaram com um almoço com toda a família, alguns dos quais vindos especialmente de França, onde residem e trabalham.
Fotografia: Mário Santos / CM Maia