“O som da Revolução”
Mural Comemorativo dos 50 anos do 25 de abril
“O som da Revolução”. Assim se designa o Mural Comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que foi apresentado dia 25 de abril, às 15h30, na Avenida Eng. António Bragança Fernandes.
Trata-se de uma impactante manifestação artística, com 420 metros quadrados, desenvolvida pelos artistas Regg Salgado e Mariana Santos.
Neste mural comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, os artistas quiseram fazer uma homenagem aos milhares de pessoas que fizeram a revolução acontecer e que continuam até aos dias de hoje a lutar e a zelar pela liberdade.
A pintura começa com uma figura a segurar num rádio, pois foi exatamente na rádio que se ouviram as senhas que secretamente deram o sinal para o início da revolução.
As áreas seguintes do mural mostram multidões de pessoas, que se juntaram, na rua, para apoiar e celebrar a revolução durante o 25 de Abril e nos dias e semanas que se sucederam, um pouco por todo o país.
“Aqui mostramos multidões no Rossio, no Largo do Carmo, em Lisboa e também na Avenida dos Aliados, no Porto”, baseados em fotografias de Alfredo Cunha e Sérgio Valente.
O mural é concluído ao lado direito com a célebre foto de Eduardo Gageiro que representa soldados e civis com cravos a comemorar a vitória da insurreição militar que acabaria com a ditadura.
Esta obra pretende enaltecer a população que fez parte da revolução pois foi exatamente pela sua adesão em massa ao movimento, que a reação do regime foi praticamente inexistente, tornando o 25 de Abril talvez a revolução mais pacífica da história.