Presidente da Câmara reúne com Bispo do Porto
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, recebeu, na sexta-feira, dia 19 de janeiro, o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, para uma reunião de trabalho. Em cima da mesa esteve o projeto para a construção de uma nova Igreja na Freguesia de Pedrouços.
No encontro de trabalho participaram também a Vice-Presidente, Emília Santos, o bispo auxiliar, D. Joaquim Dionísio, o pároco de Pedrouços, Padre Fernando Rosas, elementos do conselho económico da paróquia e técnicos da autarquia.
De acordo com António Silva Tiago, o projeto, da autoria do arquiteto Alfredo Ascensão, que tem mais de 15 anos, carecia de atualização, uma vez que, entretanto, saiu nova legislação, e era fundamental proceder a uma atualização do processo. “A equipa técnica tem agora cerca de quatro meses para fazer esse trabalho”, explica o autarca da Maia.
Sendo assim, até final de maio deverão estar concluídos os projetos de arquitetura para que a Paróquia de Pedrouços possa abrir o concurso para pedir preços e poder para a construção do novo templo.
“É uma igreja belíssima e moderníssima, que Pedrouços merece”. “É algo que a população ambiciona, há muito tempo e agora todos temos que trabalhar para que a nova igreja seja uma realidade”, sublinha Silva Tiago.
O Presidente recorda que a Câmara Municipal da Maia já ofereceu o terreno, com cerca de 13 mil metros quadrados, ofereceu o projeto e vai oferecer a sua atualização. Depois, “vai ser preciso que a comunidade e a paróquia sejam generosas”. “Obviamente que a autarquia também estará disponível para ajudar porque os paroquianos de Pedrouços também são munícipes e não fazemos distinções”.
O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, assume que admirou “muito” o projeto inicial e que no encontro desta tarde estiveram a analisar a sua adequação à realidade, isto é, “a capacidade que vai ter, que infraestruturas é preciso ter de apoio à comunidade, no que diz respeito à catequese e à formação de jovens”. “Foi um diálogo muito franco, muito aberto a respeito deste projeto que está muito adiantando, mas que a realidade da sociedade obriga a reequacionar”, referiu.
“Encontramos na Câmara Municipal da Maia uma entidade muito amiga, isto é, mais do que colaboradora, empenhada no bem pleno da sua população, mesmo esta dimensão formativa dos jovens e das crianças, conta muito para a câmara, o que nós agradecemos muito”, afirmou D. Manuel Linda.