Programa de Saúde Escolar chega a 5356 alunos

O Programa de Saúde Escolar do Município da Maia, no ano letivo 2023/2024, vai chegar a 5356 alunos de 265 turmas da rede pública e da rede solidária do concelho. A cerimónia protocolar para a sua implementação decorreu esta terça-feira, 21 de novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Comparativamente com o ano passado, regista-se aumento de 59,3% no que toca ao número de turmas participantes e de 35% no que diz respeito ao número de alunos abrangidos.

A Vice-Presidente com o pelouro da Saúde entregou os protocolos a todos os envolvidos neste programa, nomeadamente os sete agrupamentos escolares, instituições particulares de solidariedade social, instituições de ensino superior, padrinhos, madrinhas e embaixador.

Emília Santos recordou que o programa existe há 18 anos, ou seja, “muito antes” daquilo que são as competências transferidas da Administração Central para a Administração Local. “Isto significa que o Município da Maia sempre defendeu como competências próprias aquilo que é a prevenção e a promoção da saúde e bem-estar da sua população”. “Independentemente das responsabilidades e atribuições que nos queiram conferir, nós achamos que é da nossa responsabilidade cuidar dos nossos e ter um efeito a partir dos mais pequenos”, acrescentou.

O Município da Maia tem nos últimos anos prosseguido uma política pró-ativa direcionada a todos os munícipes, com especial atenção à comunidade escolar, apostando desta forma na criação de gerações mais responsáveis e mais saudáveis no concelho, reconhecendo que todo o cidadão tem o direito de viver com qualidade.

Numa perspetiva de futuro e desenvolvimento sustentável do território, há uma constante atenção em relação à comunidade escolar de modo a proporcionar o crescimento de gerações mais responsáveis e mais saudáveis no concelho, num reconhecimento do direito inalienável de cada cidadão a viver com qualidade.

Há, portanto, uma aposta da Câmara Municipal da Maia na saúde escolar, investindo, ano após anos, num programa que integra projetos de literacia em saúde e bem-estar dirigidos às crianças desde os jardins de infância, passando pelos alunos do ensino básico até aos do ensino secundário do concelho.

Desde a sua implementação, em 2005, o programa já envolveu mais de 103 mil alunos, mostrando que a promoção da saúde em meio escolar no Município é uma realidade efetiva, fomenta um estilo de vida ativo e saudável e contribui significativamente para melhorar o desempenho pessoal, intelectual, físico e emocional das nossas crianças e jovens.

A iniciativa conta com a parceria cientifica do Agrupamento dos Centros de Saúde Aces Maia/Valongo, parceiro comum em todos os projetos; da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto no projeto de educação alimentar; da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte nos projetos de prevenção solar e prevenção do tabagismo; da Escola Superior de Saúde Santa Maria no projeto de educação postural; do Instituto Português do Sangue e da Transplantação no projeto de saúde e cidadania; da Unidade Autónoma de Gestão de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário de São João no projeto de saúde mental; do Instituto Nacional de Emergência Médica e Delegação Regional do Norte do INEM no projeto de emergência médica; da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto no projeto de saúde visual.

Desde o ano passado, passaram a incluir o programa de saúde escolar dois debates dirigidos aos alunos dos 9.º e 10.º relacionados com saúde e afetos e adolescência sem violência, que conta com a parceria da Universidade da Maia.

Também foi sempre uma preocupação do Município da Maia associar um rosto, uma profissão, ou um exemplo às diferentes áreas dos projetos do programa de saúde escolar, são eles as madrinhas e os padrinhos que com a sua generosidade e o seu tempo disponível não deixam de passar o seu testemunho aos mais pequenos.

Presentes na cerimónia estiveram as madrinhas – a campeã olímpica Fernanda Ribeiro e a apresentadora Alexandra Martins. São, ainda padrinhos do programa de Saúde Escolar, o Chef Hernâni Ermida, o piloto Renato Pita, o médico Fernando Póvoas e a estilista Katty Xiomara, que por motivos profissionais não puderam estar na cerimónia.

Sendo uma das missões deste programa promover estilos de vida ativos e saudáveis o exemplo de personalidades e instituições da comunidade com os mesmos valores constituirão uma mais-valia para o seu sucesso, a autarquia aproveitou para anunciar que o embaixador para o programa de saúde escolar 2023/2024 é o Futebol Clube do Porto.

Também pode interessar-lhe