Maria José Tavares comemorou 100 anos

Maria José Tavares chegou, esta quarta feira, dia 25 de outubro, às 100 primaveras. A data, como não podia deixar de ser, reuniu a família e alguns amigos para um jantar comemorativo, numa unidade hoteleira do concelho.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, quis dar os parabéns à senhora pela idade alcançada e pela qualidade com que vive o seu quotidiano.

Nascida e criada na Quinta do Mosteiro, na freguesia de Moreira, Maria José teve uma educação austera, severa e rigorosa que acabou por transmitir às duas filhas, contam.

Maria José sempre trabalhou, era modista de alta costura e “com sucesso”. “Era muito referenciada e tinha uma carteira de clientes muito interessante”, recorda Maria Teresa Lencastre.

Já não costura, mas não perde uma oportunidade para se sentar em frente à máquina. Hoje, fica-se por fazer “umas bainhas, uns aventais, uns panos”. “Neste momento, as máquinas avariaram e ela andam aflita porque, diz ela, tem imensa coisa para fazer e não tem como”, conta Luísa Lencastre.

Com uma pequena exceção para a audição, Maria José Tavares é uma senhora completamente autónoma e ainda vive sozinha. Todos os dias vai jantar a casa da filha, que vive a 500 metros e vai a pé. Sobe e desce escadas de casa, várias vezes ao dia e ama café.

A vaidade, essa, continua. “Não sai de casa sem batom, vai ao cabeleireiro todas as semanas, depois vai lanchar. Nunca diz que é velha, aliás, às vezes, diz: «encontrei hoje uma senhora, mas já era uma velhota»”, adianta Luísa Lencastre.

De acordo com as filhas, Maria José é uma pessoa que está sempre em atividade e esse, acreditam, “é o segredo da sua longevidade, o facto de estar sempre muito ativa”.

Para a família – as duas filhas, três netos e dois bisnetos, Maria José Tavares é “um exemplo de vida”. “Gostava muito de ser como ela: ter a disposição, a autoestima e a força que ela tem”, refere Teresa Lencastre.

Também pode interessar-lhe