Alunos elaboraram as ementas no Dia Mundial da Alimentação
Na fila para a cantina, a Leonor, a Ana, a Francisca e a Carolina ainda não sabiam qual era a ementa desta segunda-feira, dia 16 de outubro. As quatro meninas são alunas do 3.º ano no Centro Escolar da Maia e em Dia Mundial da Alimentação quem escolheu o menu foram os alunos do 4.º ano.
Se pudessem escolher, “seria massa à bolonhesa”. Não andaram longe da verdade. A ementa vencedora foi esparguete com carne picada. Como, por indicação da nutricionista, teriam que escolher uma leguminosa, optaram pelo feijão ainda, juntaram milho e cenoura. Portanto, foi um prato mais perto do ‘chili’. A sopa era de curgete, alho francês e espinafres. Para a sobremesa, os alunos e alunas escolheram uvas.
Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação e com o objetivo de integrar os alunos nas suas escolhas alimentares, foi sugerido serem os próprios alunos a elaborar a ementa do almoço. Por questões de organização, o desafio foi lançado às turmas do 4º ano da Escola Básica 1º. Ciclo Jardim Infância da Maia e Escola Básica 1º. Ciclo Jardim Infância 1 da Maia, do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, uma vez que são escolas que dispõem de cozinha própria, sem necessidade de transporte de refeições para outras escolas.
Em cada uma das escolas foi selecionada uma ementa, que foi então servida a todos os alunos e à Vice-Presidente com o pelouro da Saúde e Educação, Emília Santos, que almoçou no Centro Escolar da Maia.
“É importante que eles operacionalizem toda a aprendizagem que fazem ao longo do ano, no âmbito da literacia para a alimentação”, afirma Emília Santos. A Vice-Presidente recordou a colaboração “imprescindível” da Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto que permite manter, uma vez por semana, a oficina. “Hoje, é colocar em prática essa aprendizagem sustentada na dieta mediterrânica, mas também no combate ao desperdício”.
Outra atividade que marcou o Dia Mundial da Alimentação, no Município, foi a distribuição de lanches a todas as crianças do ensino pré-escolar das Escolas do Município.