Câmara Municipal entrega leitores de microchips às forças de segurança

Comemorações do Dia Mundial do Animal

O Dia Mundial do Animal comemora-se esta quarta-feira, dia 4 de outubro. A Câmara Municipal da Maia assinalou a data com a entrega de leitores de microchip às forças policiais do Concelho com o objetivo de facilitar a rápida identificação dos animais abandonados e/ou fugidos para a via pública.

A Vereadora da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia, Marta Peneda, passou pela PSP na Maia e em Águas Santas, GNR no Castêlo da Maia e terminou na Polícia Municipal.

O bem-estar animal, nomeadamente, no que respeita ao direito à vida, à integridade física, à alimentação e cuidados de saúde, é uma realidade que tem vindo a ser reconhecida cada vez mais de forma transversal quer pelos legisladores quer pela sociedade civil.

Os municípios ocupam nesta área uma posição muito importante na medida em que podem ser potenciadores de conhecimentos, quer pela promoção de ações de educação e sensibilização, quer funcionando como “motores” para despoletar um conjunto de ações e iniciativas que promovam o bem-estar animal.

Prova disso são as medidas implementadas nos últimos anos pelo Município da Maia que permitiram com maior eficácia conseguir um aumento substancial do número de animais adotados e o desenvolvimento de ações mobilizadoras da consciência para a causa animal.

A posição do Município no que se refere à defesa dos direitos dos animais e harmonização da sua convivência com humanos, consubstancia-se numa panóplia de ações com o objetivo de melhorar, de modo sustentado, a capacidade de resposta face a uma sociedade cada vez mais exigente neste e noutros setores da vida quotidiana.

A causa animal é objeto da atenção permanente da autarquia que, através de estruturas, equipamentos e serviços, atende às preocupações e às necessidades verificadas no território, contando também com a participação ativa de organizações voluntárias que trabalham em prol dos mesmos objetivos de bem-estar animal.

Apesar da atuação nesta matéria, o abandono de animais de companhia ainda é uma realidade, constituindo um problema vivenciado atualmente.

Tendo em consideração ir mais além do que o mero cumprimento das competências atribuídas pela legislação específica relativa ao bem-estar animal, considera-se fundamental apoiar entidades sem fins lucrativos que se dedicam à proteção dos animais, o que tem levado a Câmara Municipal da Maia a disponibilizar anualmente uma verba de apoio a todas as associações existentes no concelho da Maia.

No contexto da política para o bem-estar animal do Município reconhece-se, ainda, a relevância da cooperação institucional, evidenciada pelo apoio que tem sido dado às associações de proteção animal que operam no Concelho, e que, diariamente, providenciam cuidados de saúde e alimentação dos animais que têm a seu cargo, desenvolvendo um papel muito ativo no âmbito da sensibilização e defesa dos direitos dos animais.

Fotografia: Mário Santos

Também pode interessar-lhe