Jardim do Regado ao serviço da população

O Presidente da Câmara Municipal inaugurou, este sábado, 16 de setembro, o Jardim do Regado, na freguesia de Águas Santas. António Silva Tiago descerrou a placa evocativa do momento, acompanhado do Presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, Miguel dos Santos, da Vice-Presidente, Emília Santos e da Vereadora do Ambiente, Marta Peneda.

O novo jardim de proximidade, que fica a partir de agora à disposição de quem reside na área envolvente, fica no lugar de Sangemil, entre a Rua do Regado e a Rua Dom Dinis.

António Silva Tiago relembrou que a Maia é o 2.º concelho do país com mais área verde municipal tratada e que isso faz parte do trabalho desenvolvido pelo executivo “para que as pessoas se sintam bem”. Em relação ao “espaço de excelência” agora inaugurado “peço-vos que o cuidem e protejam porque é de todos e todos temos de o defender”.

O autarca da Maia enumerou outros projetos que estão a ser construídos e vão ser concretizados no lugar de Sangemil, designadamente a Unidade de Cuidados Continuados da Cruz Vermelha, que vai ser inaugurada em breve, assim como dois empreendimentos de habitação social que vão ser ali construídos. “Compramos os terrenos, estamos a fazer os projetos e ainda este ano vamos lançar o concurso”.

O Presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, Miguel dos Santos, deu os parabéns pelo projeto pensado para este espaço e para usufruto da comunidade de Sangemil, sendo certo que “é apenas o primeiro de muitos investimentos que vão surgir no local, colocando este lugar na linha da frente dos investimentos municipais que se fazem na Maia”.

O projeto de arquitetura paisagista, da autoria de Laura Roldão Costa, apresenta como principais objetivos a preservação do material vegetal existente de porte arbóreo e a preservação da identidade e o carácter do local – Quinta – mantendo a relação a estabelecer com a casa mãe, a vegetação, os muros e os portões.

O projeto propôs-se, ainda, organizar os espaços no sentido de maximizar o coberto vegetal e as áreas permeáveis, nomeadamente a preservação do solo e a infiltração de águas pluviais, assegurando em simultâneo a fruição e a circulação pelo espaço.

O novo jardim de proximidade apresenta várias áreas de lazer multifuncionais nos espaços abertos e teve em consideração a acessibilidade inclusiva.

Outro dos objetivos é contribuir para a implementação da estrutura ecológica municipal no sentido da promoção do verde contínuo, com o intuito de aumentar a qualidade ambiental e criação de corredores verdes.

A seleção da vegetação instalada no jardim da “Quinta do Regado” atende essencialmente a três critérios: espécies autóctones pertencentes à fitoassociação do litoral Norte de Portugal e que oferecem dinâmicas sazonais e cores outonais intensas; espécies tradicionalmente utilizadas nos jardins históricos do litoral Norte de Portugal que oferecem profusas flores e espécies aplicadas em parterres.

Fotografia: Mário Santos / CM Maia

Também pode interessar-lhe