Câmara da Maia recebeu personalidades do xadrez mundial
A Câmara Municipal da Maia recebeu esta sexta-feira, na sala D. Pedro IV, em cerimónia oficial, algumas das maiores figuras do xadrez mundial – Natalia Shukova, Shohreh Bayat, Awonder Liang, Praveen Balakrishnan e Nigel Davies, que estão no Município para participarem no Festival Internacional de Xadrez da Maia 2023, que decorre até 3 de setembro, no Tecmaia.
As personalidades, de quatro países diferentes, vão participar enquanto oradores, no V Congresso de Xadrez “Strong Minds” marcado para dia 30 de agosto, no Tecmaia.
As célebres figuras do xadrez mundial foram recebidas pelo Vereador do Desporto e Juventude da Câmara Municipal da Maia, que, para além de lhes dar as boas vindas, desejou muito sucesso para o torneio.
Hernâni Ribeiro salientou o apoio que a autarquia tem dado ao evento e à Associação de Xadrez da Maia e espera que o torneio capte mais entusiastas, principalmente junto do público feminino uma vez que a estratégia da autarquia passa por dar mais visibilidade ao desporto feminino e promover a sua prática federada, reduzindo a diferença dos números comparativamente com o sexo masculino.
Para além disso, “é um evento que tem vindo a melhorar ano após ano, que traz ao Norte do país os melhores jogadores do mundo e isso, para nós, enquanto Município que aposta na modalidade é bastante importante”, acrescenta o vereador.
Natalia Shukova é vereadora da cidade de Odessa, campeã europeia feminina, vencedora das Olimpíadas de Xadrez e campeã mundial por equipas. Na sua intervenção vai focar-se na forma como o xadrez a preparou para a política e defesa da Ucrânia.
Shohreh Bayat é árbitro internacional. Foi a primeira mulher a dirigir uma federação desportiva no Irão. Quando, em 2020, fotografias suas a arbitrar o Campeonato do Mundo, com um hijabe (lenço de cabeça) escorregadio enfureceram a Polícia Religiosa, ela não regressou ao país e conseguiu asilo no Reino Unido. A sua palestra vai debruçar-se sobre o ativismo político no xadrez.
Awonder Liang tornou-se Grande Mestre quando tinha 14 anos. Praveen Balakrishnan completou o título com 19. Ambos foram premiados com a Samford Chess Scholarship e estudam economia na Universidade de Chicago. O xadrez e o ensino superior vão ser o tema da sua apresentação conjunta.
Nigel Davies é Grande Mestre de xadrez galês. Competiu em vários torneios internacionais e é também autor de livros sobre xadrez.
A estas personalidades ainda se vai juntar James Canty, streamer profissional, membro da equipa de Chess.com e Mestre FIDE, que vai fazer uma reflexão sobre os desafios e oportunidades do xadrez para um afro-americano.
Fotografia: Mário Santos / CM Maia