Vereadores da Cultura da AMP reuniram na Maia
O Município da Maia recebeu, esta quarta-feira, o Conselho de Vereadores da Cultura da Área Metropolitana do Porto (AMP). Entre eles, esteve o Vereador da Câmara da Maia, Mário Nuno Neves, que deu as boas vindas a todos os participantes.
Da ordem de trabalhos do encontro, que decorreu na Quinta dos Cónegos, fez parte a versão final da Carta Metropolitana para a Cultura, nomeadamente a auscultação de perspetivas de concretização e de projetos futuros.
Aprovada a versão final, o secretário executivo da AMP, João Carapeto, ressalvou o contributo de todos os municípios. “Foi um momento tremendamente participado e penso que resultou um trabalho que pode potenciar um planeamento estratégico”.
Agora que o documento está concluído, a questão que esteve em cima da mesa foi precisamente: “e agora?”
Os responsáveis culturais da AMP fizeram também o ponto da situação do Cor(p)o Metropolitano 2023 e do projeto Sons do Património.
Outro dos pontos que integrou a agenda de trabalho foi o ponto da situação e calendarização das atividades no âmbito dos “fins de semana Sophia”, isto no âmbito do ano Sophia na Área Metropolitana, que vai decorrer em 2024.
A AMP e os seus Municípios
Os 17 concelhos que compõem a Área Metropolitana do Porto apresentam características únicas e identitárias que conferem ao território metropolitano a sua diversidade cultural. Essa identidade/diversidade está refletida na multiplicidade de ofertas de programas gastronómicos, desportivos, de natureza e culturais, que oferecem aos visitantes e aos conterrâneos vivências e experiências únicas.