Comunidade local esteve bem representada na inauguração da Praça do Exército Libertador

O Presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, inaugurou, este sábado, a requalificação da Praça do Exército Libertador – Feira de Pedras Rubras, na freguesia de Moreira.

A intervenção, orçada em 1 500.000,00€, contemplou a reabilitação do espaço público da Feira de Pedras Rubras, permitindo alojar atividades públicas adicionais, comércio, serviços, entre outros, por forma a estimular e revitalizar o crescimento da dinâmica social e económica e a vivência urbana, contribuindo para o aumento da qualidade de vida da população residente.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia relembrou os tempos em que o espaço pouco mais era do que um parque de estacionamento e pediu a todos que, a partir de agora, cuidem deste espaço “que é de todos”. “Isto agora é um parque, um espaço para atividades diversas. À volta existem imensos lugares de estacionamento, por isso, peço a todos que cuidem, todos os dias, deste local”.

António Silva Tiago explicou aos presentes que a autarquia também está a proceder a uma intervenção na Feira da Maia e que, depois, pretende intervir nos Mercados do Castelo e de Pedrouços.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Moreira, Carlos Moreira, este ato representa a reabilitação de um lugar mítico não só da freguesia, mas do concelho. “Esta era uma Praça que precisava de uma reabilitação e felizmente conseguiu-se alcançar essa dignidade”, afirmou, sublinhando o investimento que o Município fez naquela obra, salientando também o espírito de cooperação institucional que prevaleceu antes e durante a execução os trabalhos, quer com o Presidente da Câmara Municipal, como com a equipa técnica municipal que coordenou e acompanhou a obra.

Durante a cerimónia, António Silva Tiago, e o Presidente da Junta de Freguesia de Moreira, Carlos Moreira, num ato simbólico, assinaram o contrato interadministrativo que oficializa a definição de responsabilidades na gestão e conservação do espaço, operação em que a Junta de Freguesia de Moreira assume um papel de primordial importância, em articulação com o Município.

O ato inaugural da Praça do Exército Libertador contou a participação das associações, coletividades e outras organizações, simbolizando a entrega à população de uma praça para usufruto de todos. Durante o ato público atuaram uma formação instrumental da Banda de Música de Moreira; a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia; o Rancho Infantil de Moreira e a tocata do Grupo Regional de Moreira e houve, ainda, uma alocução do historiador José Maia Marques, que fez o enquadramento histórico do local e a sua evolução.

A intervenção

A praça do Exército Libertador estava desordenada, caracterizando-se por ser um espaço ocupado anarquicamente por estacionamento, descaracterizado, sem qualificação urbana e desprovido de percursos pedonais de atravessamento das vias que permitam potenciar os modos suaves de mobilidade entre os equipamentos públicos e serviços existentes e a realidade urbana envolvente.

O objetivo passou por revitalizar o centro urbano de Pedras Rubras e zona envolvente, através da qualificação e reabilitação do espaço público e do seu conjunto urbano, permitindo fixar as pessoas e melhorar a acessibilidade universal aos diversos equipamentos públicos existentes, valorizando o tecido urbano existente e diminuindo a emissão de gases nocivos para a atmosfera.

Para além da requalificação urbanística e da valorização patrimonial desta área, foi ainda melhorada a imagem urbana e a manutenção do coberto arbóreo existente, cujo valor paisagístico é incomensurável, defendendo ainda a memória coletiva do lugar.

A área de intervenção insere-se na “Área de Reabilitação Urbana de Moreira/Vila Nova da Telha” (ARU), encontrando-se identificada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), nomeadamente, no Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU), como uma das Áreas de Reabilitação Urbana a desenvolver.

Esta intervenção foi complementar à ação identificada na ARU de Moreira/Vila Nova da Telha e, entretanto, já executada em julho de 2018, através da reabilitação do edifício da Antiga Escola da Pedras Rubras.

Também pode interessar-lhe