Maiact regressou cheio de energia

Nomes como Dino d’Santiago, Sam The Kid, Valete e Capitão Fausto passaram pelo palco principal do Maiact 2023. Mas no Complexo Municipal de Ténis estiveram 18 artistas e bandas bem conhecidos dos jovens e com créditos firmados no panorama nacional, seguramente alinhados com as aspirações e os interesses dos jovens maiatos.

O evento, organizado pela Câmara Municipal da Maia, brindou com música 100% nacional as noites de 6, 7 e 8 de abril. Mas não foi só. Foram três dias de verdadeira festa. Para além da música, o ambiente e a energia que se viveu no recinto vai ficar na memória de quem marcou presença.

Registaram-se quase seis mil entradas no Complexo Municipal de Ténis da Maia, nos três dias do Maiact 2023 – Festival da Juventude. O dia 7 de abril, sexta-feira, foi o dia em que o evento teve mais afluência, com um total de 2.300 entradas registadas.

Foi no segundo dia do Maiact que Bernardo e João se encontraram no festival. Para além de serem amigos, há uma história que os liga – o facto de se terem conhecido quando foram voluntários nas primeiras edições do Maiact. Agora, estar a assistir só trouxe boas memórias a ambos. “Foram tempos muitos bons e apesar de sermos miúdos sentíamos uma grande responsabilidade por estarmos a trabalhar no evento”, afirmaram.

A iniciativa deste ano recuperou um projeto iniciado em 2008 e que, durante três anos, foi um retumbante sucesso, pelo seu carácter, natureza e conceito diferenciadores que lhe conferiram um estatuto de destaque no panorama dos festivais desta região.

No seu regresso do evento, 13 anos depois da sua última edição, o Vereador da Juventude e Desporto da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro, considera que o Maiact cumpriu e superou as expectativas para este ano. “Foi uma enorme festa da juventude, decorreu de uma forma que muito bem carateriza a Maia, civilizada e responsável, que promove a interação e a elevação social, uma experiência que motivou muitos sorrisos e felicidade.”

Cumpriu, ainda, com um outro objetivo definido que passa pela promoção da “excelente” música que se faz em Portugal. “Vamos manter esta escolha de ter um cartaz composto na sua totalidade por artistas nacionais”, garante o Vereador.

Do ponto de vista estratégico, para o pelouro da juventude, Hernâni Ribeiro salienta que a iniciativa “é uma excelente oportunidade de reunir os jovens e proporcionar momentos de alegria e felicidade”. Isto como complemento ao “extenso plano de atividades que decorrem durante o ano, em áreas que verdadeiramente podem fazer a diferença no que é o desenho da sua vida, tais como a inserção na vida ativa, a participação cívica, a cidadania ativa, a habitação e os modos suaves de mobilidade”.

Também pode interessar-lhe