Câmara assina protocolo de colaboração com Associação de Futebol do Porto
A Câmara Municipal da Maia e a Associação de Futebol do Porto (AFP) assinaram, esta quinta-feira, um protocolo de colaboração para a organização de provas e atividades recreativas de lazer no âmbito da prática da modalidade de futebol e futsal.
No âmbito das suas atribuições em matéria de tempos livres e desporto e promoção da saúde, o Município tem investido na dinamização de eventos e atividades desportivas com o objetivo de fomentar a prática de desporto e atividade física junto da população, na prossecução do interesse público e da melhoria da sua qualidade de vida.
No domínio das políticas desportivas definidas, a Câmara Municipal da Maia desenvolve e promove no seu território um conjunto de provas, eventos e atividades desportivas diversas, com o objetivo de dinamizar e estimular a prática do desporto em geral, habitualmente inseridas no projeto “Maia Desporto para Todos – Maia Cidade de Desporto”.
Entre as modalidades promovidas estão, no caso do futebol e do futsal, os Jogos Desportivos da Maia, a Liga de Futsal da Maia, o Torneio Município da Maia e o Torneio Bragança Fernandes.
A modalidade de futebol e futsal é regulada no distrito do Porto pela Associação de Futebol do Porto, instituição desportiva de utilidade pública com a missão de promover e incentivar estas modalidades, bem como, regulamentar e dirigir a sua prática, cabendo-lhe para tal o poder de homologação de todas as provas e atividades realizadas nesse âmbito.
Reconhecendo a importância de estabelecer sinergias com entidades públicas e privadas que atuam nesta área, e que partilhem os mesmos objetivos da Edilidade maiata, para bem servir a comunidade, procurou junto da Associação de Futebol do Porto formas de cooperação institucional com vista à organização de provas, atividades e eventos desportivos municipais.
Esta cooperação é materializada pela celebração do protocolo de cooperação, no qual e tendo em conta a organização de provas/atividades recreativas e de lazer no âmbito da prática do futebol e futsal, a Câmara Municipal se compromete a contribuir nos custos homologação, arbitragem, ações de formação e emissão de cartões suportados pela AFP, até ao limite máximo anual de 76 mil euros.