Plantação em Vilar de Luz assinalou Dia Mundial da Árvore

O Aeródromo de Vilar de Luz voltou a ser o cenário escolhido para mais uma fase de plantação no âmbito do projeto Rolha a Rolha, Semeia a Recolha, que serviu também para comemorar o Dia Mundial da Árvore, que se assinala esta terça-feira.

No sábado, durante toda a manhã, funcionários de uma empresa do concelho e famílias, a quem se juntou a Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Maia, Marta Peneda, e o executivo da Junta de Freguesia de Folgosa, plantaram Teixos, Loureiros, Pilriteiros, Salgueiros e Medronhos.

O projeto “Rolha a Rolha, Semeia a Recolha” é uma iniciativa da Quercus em parceria com a Lipor e os Municípios da Maia, Porto e Vila do Conde, que arrancou no início de 2022 com o objetivo incentivar a reciclagem da cortiça e contribuir para a reflorestação em Portugal.

Este projeto destina-se a clientes não residenciais – restaurantes, cafés, cantinas, entre outros. Durante o ano de 2022, no Concelho da Maia, em estreita colaboração com a Maiambiente, foi possível recolher 138 kg de rolhas de cortiça.

O compromisso do projeto é plantar uma árvore por cada 50 rolhas recolhidas, o que significa que na Maia vão ser plantadas 558 árvores e arbustos de espécies autóctones.

Esta foi uma das formas que a Câmara Municipal da Maia encontrou para comemorar o Dia Mundial da Árvore.

Já nos dias 20 e 21 de março foram distribuídas por todas as turmas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do Concelho da Maia sementes de Azevinho, uma espécie autóctone emblemática em território nacional, acompanhadas por um folheto descritivo da espécie e de como deve ser efetuada a sementeira.

As sementes foram oferecidas pelo Centro Nacional de Sementes Florestais do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Também pode interessar-lhe