Maia dá Ouro a Portugal

O trio feminino – Eduarda Portela, Joana Pinto, Carolina Marques, ginastas do Acro club da Maia, em representação da Seleção Nacional, conquistaram o ouro na final da Acro World Cup 2023, que decorreu, este fim de semana, no Pavilhão Municipal de Ginástica da Maia.

Carolina Marques, Joana Pinto e Eduarda Portela conquistaram o primeiro lugar, levando a que “A Portuguesa” fosse tocada na cerimónia de atribuição de prémios e levasse o pavilhão municipal de ginástica ao rubro, este domingo.

Destaque, ainda, para o apoio aos atletas da Ucrânia que chegaram às finais deste domingo. Sempre que os ginastas se prepararam para competir, a bancada onde estavam a assistir os restantes atletas, levantava-se e entoava: “Ukrayina”, num verdadeiro espírito solidário.

Para além dos resultados alcançados, o diretor técnico, Lourenço França, destaca o ambiente que se vive no evento. “A Maia Fig Acro World Cup e o MIAC tem sempre uma atmosfera que acho que é única na ginástica acrobática”.

Também o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, mostrou a sua satisfação com a moldura humana que esteve presente nas finais deste domingo, salientando que a modalidade e, em particular, a MIAC é um ponto forte no contexto da política de eventos desportivos de alta competição. “É desta forma que queremos projetar a Maia e fazer do nosso território um destino com potencial turístico alicerçado nos atributos que o caraterizam”, sublinhou o autarca.

A XI Maia Fig Acro World Cup e a XVII Maia International Acro Cup (MIAC), reuniu no Complexo Municipal de Ginástica e no Complexo Municipal de Ténis contaram com 1800 inscritos, dos quais 1600 atletas, de 26 países.

A 17ª edição do MIAC foi a maior prova de ginástica acrobática do mundo e destacou-se pela enorme qualidade dos ginastas em competição, muitos deles medalhados, nos últimos Campeonatos do Mundo e da Europa.

A evolução qualitativa e quantitativa do torneio tem sido notória e o crescimento, ao longo das 17 edições. Este ano, registou um número de participantes recorde, cerca de 1800 inscritos no MIAC e na Taça do Mundo, o que comprova o reconhecimento mundial da prova organizada pela Acro Club da Maia, com a colaboração da Câmara Municipal e o apoio da Federação de Ginástica de Portugal e da Federação Internacional de Ginástica.

Esse reconhecimento também fez com que a Cidade da Maia fosse a única organização no mundo, que viu, até hoje, a atribuição de forma consecutiva de 11 etapas da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática.

Para além do ouro, Portugal fechou a participação na XI Taça do Mundo de Ginástica Acrobática, com uma medalha de prata e duas de bronze.

A medalha de prata foi conquistada pelo par masculino Miguel Lopes e Gonçalo Parreira, a participar pela primeira vez em provas internacionais, como seniores. Já as medalhas de bronze foram conquistadas pelo par misto Luís Ferreira e Beatriz Mota, e pela equipa masculina – João Teles, Nuno Santos, Vicente Colaço e Gonçalo Sampaio.

Fotografia: Mário Santos / CM Maia

Também pode interessar-lhe