Delegação da Direção Regional de Educação da Madeira veio conhecer projetos da Maia
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, acompanhado pela Vice-Presidente com o pelouro da Educação e Ciência, Emília Santos, recebeu, esta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, ao final da manhã, na Sala D. Pedro IV, uma delegação da Direção Regional de Educação da Madeira, liderada pelo próprio Diretor Regional, Marco Gomes.
Os responsáveis trocaram algumas ideias relacionadas com a educação nomeadamente sobre os modelos aplicados no Governo Regional e na Maia e os projetos desenvolvidos pelo Município da Maia que despertam interesse junto daquele organismo do Governo Regional da Madeira.
A visita resulta do excelente relacionamento existente entre o Município da Maia e o Governo Regional da Madeira, nomeadamente, ao nível das respetivas estruturas relacionadas com a Educação.
O Presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, destacou: “…é natural que sendo a Educação um desígnio coletivo da nossa comunidade, entidades como a Direção Regional de Educação da Madeira, pretendam conhecer de perto a nossa realidade, tal como nós próprios também quisemos conhecer as suas melhores práticas e projetos que estão a ser bem sucedidos naquela região autónoma. Temos vindo a desenvolver uma cooperação institucional de partilha colaborativa reciprocamente muito interessante e proveitosa, num processo positivo de partilha de ideias e de experiência…”.
E foi precisamente nesse quadro de partilha de experiências e conhecimentos, que a Direção Regional de Educação da Madeira manifestou interesse em conhecer, in loco, a realidade das escolas da Maia e o trabalho que o Município desenvolve em áreas relevantes para o desenvolvimento e sucesso educativo dos alunos, em aspetos que são elogiados a nível nacional.
Nesse sentido, depois do almoço, o grupo de trabalho deslocou-se ao Centro Escolar Vermoim/Gueifães, onde contactou com turmas integradas no Projeto Supertabi, cujo principal objetivo é transformar as práticas pedagógicas dos professores do 1.º ciclo do ensino básico, através do uso de modelos pedagógicos centrados nos alunos e mediados por tecnologias móveis, potenciando os espaços de aprendizagem e no projeto PEPPA – Primary English Practice Programme for Ages 6-7.
“O nosso foco é que as crianças explorem por elas e o professor seja o orientador das aprendizagens”, justifica a Vereadora da Educação e Ciência. O Município dotou as escolas com equipamentos tecnológicos e os professores fizeram formação. Para além disso, as próprias salas de aula estão dispostas em grupo, facilitando o trabalho em equipa. “É um modelo que já está implementado há sete anos na Maia, com resultados muito positivos e que nós vamos começar a transportar para os outros anos de ensino”, sublinha.
“Tínhamos interesse em perceber a experiência aqui na Maia porque na Madeira começamos com o 2.º, 3.º e ensino secundário e, desta forma, contactamos com esta realizada que nos vai ajudar a refletir sobre as melhores opções a tomar nesse nível de ensino”, justifica o diretor Regional de Educação, Marco Gomes.
A comitiva terminou o dia com uma visita à Escola Básica e Secundária de Pedrouços, cumprindo um programa semelhante à visita escolar anterior.