Programa de Saúde Sénior 60+ chega a 2000 utentes

O Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ vai chegar a cerca de 2000 utentes de 25 respostas sociais do Concelho da Maia. A cerimónia protocolar para a sua implementação aconteceu esta sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal e começou com um apontamento musical, interpretado por André Oliveira na flauta transversal, e Pedro Silva, ao piano

O Município da Maia tem desenvolvido um conjunto de políticas direcionadas a todos os munícipes, com especial atenção à comunidade sénior maiata. A Câmara Municipal tem vindo a promover, desde a década de 90, um conjunto de atividades especialmente dirigidas à população idosa residente no concelho, abrangendo áreas tão diversificadas como o lazer, a cultura, a atividade física e desportiva, o encontro entre gerações, no claro objetivo de promover o envelhecimento ativo e saudável, ajudando a combater o isolamento e a solidão.

O Presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, referiu que “enquanto líder desta nossa grande comunidade concelhia, cabe-me afirmar, que faz parte da minha visão estratégica para o futuro de confiança que todos almejamos, respeitar e valorizar o estatuto da população sénior do concelho, procurando através do programa Saúde Sénior 60+, promover o envelhecimento ativo, numa vida de qualidade, que seja completa e saudável em todas as dimensões da existência humana”.

Assim, o Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ pretende fomentar um estilo de vida ativo e saudável, contribuindo, significativamente, para melhorar o desempenho pessoal, intelectual, físico e emocional dos seniores, continuando, desta forma, a fazer da Maia uma cidade amiga das pessoas idosas e uma cidade feliz.

Este programa municipal é cada vez mais ambicioso, promovendo uma intervenção abrangente, com projetos em áreas tão diversas como a saúde oral e otorrinolaringologia, a educação alimentar, a psicologia e saúde mental, o treino cognitivo, os primeiros socorros e risco de queda, o Maia Masterchef 60+, a terapia do riso e o workshop culinária 60+.

Da agenda fazem parte o Música 60+; o Dia Internacional do Idoso; o Encontro Internacional de Saúde Mental e o Café com Memória.

“Da atividade física, ao rastreio preventivo de patologias associadas ao envelhecimento, passando pela educação para a saúde ao longo da vida, pelo desenvolvimento social, pela Cultura e pelo Desporto, o nosso programa municipal Saúde Sénior 60+ desenvolve-se numa abordagem holística, multidisciplinar, inclusiva e abrangente dos diversos grupos sociais, numa estratégia integradora de toda a comunidade”, acrescentou António Silva Tiago.

O programa é desenvolvido em estreita colaboração com algumas Instituições Públicas e Solidárias do Município, assim como com um conjunto de parceiros académicos, a quem o edil da Maia agradeceu “o relevante empenho e disponibilidade”. São parceiros do programa a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, a Universidade da Maia, a Universidade Fernando Pessoa e o Hospital Escola da Universidade Fernando Pessoa.

Com o propósito de sensibilizar a comunidade, bem como de envolver e motivar os mais idosos a participarem nos projetos de saúde sénior 60+, o Município da Maia criou a figura do “embaixador do programa municipal de saúde sénior 60+ 2023”, que, reconhecendo os valores associados a esta iniciativa, contribuirá para estes desígnios. É ele o atual bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

Também pode interessar-lhe