Ação de plantação e manutenção de espécies autóctones
O Aeródromo de Vilar de Luz, em Folgosa, foi palco, no dia 20 de janeiro, de uma ação de voluntariado da empresa Dksh. Os colaboradores desta unidade com sede na Maia foram plantar e tratar da manutenção de espécies florestais autóctones.
A iniciativa quis dar seguimento ao trabalho desenvolvido neste local, ao longo dos últimos anos, com o objetivo de progressivamente substituir as espécies exóticas e invasoras, por espécies autóctones, com destaque para o carvalho alvarinho, medronheiro, bétula, amieiro, salgueiro, entre outras.
Nesta Iniciativa, foram plantadas 120 novas árvores junto à charca temporária e efetuados trabalhos de manutenção em aproximadamente 60 árvores plantadas em anos anteriores.
Em todas as árvores foram colocados tutores e protetores de tronco, para facilitar o desenvolvimento destas novas plantas.
Com esta empresa maiata, durante o ano de 2023 vão ser desenvolvidas mais duas ações de voluntariado, uma na área da limpeza das margens de linhas de água e uma ação de plogging em espaços florestais.