Inauguradas obras de beneficiação da Escola Básica da Maia

O presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, inaugurou esta terça-feira, dia 10 de janeiro, as Obras de Beneficiação da Escola Básica da Maia. O estabelecimento de ensino apresentava deficiências ao nível funcional e ao nível de estado de conservação, pelo que se impunha uma intervenção de fundo que contemplasse uma nova organização de espaços, assim como trabalhos de reabilitação de infraestruturas, trabalhos de manutenção do edifício, reorganização e reestruturação da área exterior com cerca de 2000m2. A empreitada representou um investimento de 635 mil euros.

O ato inaugural contou, ainda, com a presença da Vice-Presidente com o Pelouro da Educação, Emília Santos, do Delegado Regional de Educação do Norte, Luís Carlos Lobo, da Fapemaia, da associação de pais da escola e do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia

“A partir de hoje, esta escola proporciona mais conforto, mais comodidade, mais segurança e em geral, melhores condições, para que as nossas crianças aprendam com gosto e sejam felizes enquanto aqui permanecem”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, na sua intervenção.

O autarca da Maia não esqueceu de agradecer o trabalho da equipa municipal da educação, tutelada pela Vice-Presidente com o Pelouro da Educação e Ciência, Emília Santos, a à Associação de Pais, “que tem sido um parceiro institucional fundamental”, e ao Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, “que, no seu cômputo, corporizam esta comunidade educativa”.

Silva Tiago acredita que todos concordam consigo, quando afirma que a missão de educar e preparar as nossas crianças para a vida e para um futuro que se pretende que seja de confiança, não é, “não pode ser” somente incumbida à Câmara Municipal, posto que é, na verdade, um desígnio coletivo que a todos convoca. “Um desígnio coletivo para o qual poderão contar sempre comigo, com o meu Executivo e com a Câmara Municipal e, para o qual, estou absolutamente certo, contaremos também com cada um de V. Exas”, referiu.

A intervenção implicou a reorganização do espaço de polivalente, com 458 m2. A empreitada pressupôs trabalhos de demolições e construção de alguns elementos. Foram demolidas as construções existentes e espaços que não tinham função. Entre outras benfeitorias, ampliou-se a área de ginásio para a prática de Educação Física, através de painéis de correr e definiu-se uma área de refeitório para 132 crianças sentadas.

Já os trabalhos de reabilitação da cozinha, com 56m2, implicaram a reorganização espacial. De destacar a definição de novo desenho para a cozinha, com substituição de equipamento hoteleiro e nova organização para melhor desempenho e cumprimento de regras de saúde e salubridade e a criação de serviço self-service.

As 12 Salas de Aula da Escola Básica da Maia, com 68m2 cada, foram reabilitadas de modo a proporcionarem condições de conforto e salubridade para os professores e alunos. Foi substituído o revestimento de pavimento com material vinílico em rolo, foram colocados painéis em corticite para afixação de trabalhos / anúncios, procedeu-se à pintura de paredes e tetos e foram colocados estores.

A proposta dos arranjos exteriores em todo o recinto escolar, nos cerca de 2000 m2, promove a qualidade de vida das crianças, tendo em conta a nova organização e qualidade dos materiais propostos, nomeadamente a substituição do pavimento exterior existente em asfalto, por betão; a resolução de problemas existentes com as raízes das árvores localizadas a Sul; a pintura de todas as superfícies rebocadas, muros e paredes/empenas a poente e gradeamento; a execução de compartimento para resíduos sólidos e a colocação de um campo de futebol de relvado sintético.

Já Emília Santos destacou que o que a autarquia pretende é criar escolas “construtoras de felicidade”. “É ajustar os edifícios para que as crianças possam aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, incluindo os 2000 metros quadrados de espaço exterior”.

Fotografia: Mário Santos / CM Maia

Também pode interessar-lhe