Mais de 1400 estrelas na Gala do Desporto

Foi uma verdadeira constelação de estrelas, que se reuniu, este domingo à tarde, no court central do Complexo Municipal de Ténis da Maia para a 12.ª Grande Gala do Desporto.
A Câmara Municipal distinguiu cerca de 1400 atletas de 36 associações, que se destacaram em 27 modalidades, nas últimas três épocas pelo mérito desportivo internacional, nacional e regional.
“Foi, sem sombra de dúvida, um momento de inequívoca afirmação do vibrante dinamismo desportivo que se vive no concelho da Maia”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Maia, na sua intervenção.
São atletas que “lograram realizar feitos desportivos notáveis e dignos de reconhecimento público, conquistando com o seu esforço, sacrifício e capacidade de superação, vitórias, prémios e distinções assinaláveis, com muitos deles a subir aos pódios, por esse Mundo fora, com OURO, PRATA e BRONZE ao peito”, acrescentou o autarca.
Para António Silva Tiago, o fenómeno desportivo na Maia é hoje, também, um fenómeno social que assume já um caráter cultural, “começando gradualmente a integrar o nosso ADN identitário, envolvendo centenas de famílias, dezenas de clubes, associações e federações das diversas modalidades”.
E não terminou sem uma palavra de apreço, reconhecimento e admiração aos atletas, aos seus técnicos e treinadores, aos dirigentes das coletividades, às famílias comprometidas com este movimento imparável e a todas e todos os desportistas maiatos em geral.
“Creio, com profunda convicção, que a Maia é hoje, a nível nacional e internacional, um território bom para viver, trabalhar, empreender e investir, num ecossistema humano, social e económico que constitui igualmente uma potência desportiva forte e ganhadora, onde o desporto para todos se compagina de forma harmoniosa com a alta competição e a alta performance dos seus desportistas, traduzida em resultados de excelência”, afirmou.
Destaque, ainda, para o facto de nesta 12ª edição da Gala do Desporto, se ter dado eco às conquistas dos atletas do desporto adaptado, “que também já ascendeu ao patamar da excelência, robustecendo através da inclusão, essa potência desportiva que hoje somos”, concluiu o presidente da autarquia.
Já o Vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, deixou uma palavra aos atletas que considera serem “a ponta do iceberg” do que é o desporto na Maia. “Os vossos feitos são, de facto, inspiradores para todas as nossas crianças e jovens e vocês inspiram-nas a ser melhores a cada dia”.
Fotografia: Mário Santos / CM Maia