Beleza musical para celebrar os 400 anos do Mosteiro de Moreira da Maia

Numa iniciativa da Câmara Municipal da Maia, com a colaboração da Junta de Freguesia de Moreira e da Paróquia do Divino Salvador, realizou-se no sábado à noite, dia 17 de dezembro, o concerto comemorativo dos 400 anos do Mosteiro de Moreira que encerrou o programa oficial que assinalou essa efeméride.

O MSS Consort, sob a direção do Maestro Samuel Santos, fez uma viagem ao longo dos 4 séculos de História da Música que acompanharam os 4 séculos do Mosteiro.

O monge narrador foi introduzindo as diversas épocas e enquadrando histórica e esteticamente o evoluir do programa.

Na magnífica acústica do Templo, ressoou a voz de um contratenor, de um soprano, dos coros, da gaita de foles, do trompete e do órgão ali instalado em 1701 por Arp Schnitger, assim como a orquestra que demonstrou a sua competência em todos os estilos.

O conjunto de obras sinfónicas expressamente compostas pelo compositor maiato Victor Sampaio Dias, para assinalar os 500 anos do Foral da Maia foram integralmente interpretadas pelo MSS Consort.

O concerto encerrou com “Ousamos sonhar”, obra composta sobre o Poema homónimo de Mizé Rouxinol, para soprano, coro infantil e orquestra, tendo sido solista, Ana Isabel Pinho, contando com a prestação dos Pequenos Cantores da Maia, a que se juntou o Coro Vox Cantabile.

No concerto esteve presente o Presidente da câmara Municipal, António Silva Tiago e Victor Sampaio Dias, compositor da “Abertura sinfónica 1519”, de “Maia Rurália”, de “Maia Urbanitas” e de “Ousamos Sonhar”, a quem o Maestro Samuel Santos convocou para se apresentar diante o público que lotou por completo o Templo, prestando-lhe homenagem pública.

Também pode interessar-lhe