Escola Secundária da Maia distinguida na comemoração dos 50 anos

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, homenageou a Escola Secundária da Maia e o respetivo agrupamento, na comemoração dos seus 50 anos, distinguindo a comunidade educativa com a atribuição de um exemplar do objeto de Arte concebido por Álvaro Siza Vieira, para comemorar os 500 Anos do Foral da Maia.

Com a atribuição dessa criação artística, assinada por um dos prémios Pritzker portugueses, o Presidente da Câmara Municipal quis designar a Escola Secundária da Maia, neste momento em que o estabelecimento de ensino completa meio século de existência e de atividade letiva, como embaixador da representação simbólica que o documento outorgado por D. Manuel I, a 15 de dezembro de 1519, constitui ao nível da identidade cultural e da memória histórica da Maia.

Na sua alocução, o presidente da Câmara Municipal recordou o envolvimento do então autarca José Vieira de Carvalho para instalar no Município estabelecimentos de ensino preparatório e secundário. “… semeava em todos nós, nomeadamente em mim, a perceção lúcida de que uma comunidade só consegue desenvolver-se e evoluir, se tiver no seu território, capacidade instalada para educar, formar e capacitar as suas novas e vindouras gerações, apetrechando-as de competências cívicas, sociais, e sobretudo de saberes e conhecimentos essenciais que lhes garantam um futuro de confiança, de afirmação pessoal e desenvolvimento humano, social e económico que facilite a sua ascensão e permita desfrutar de uma vida de qualidade e de bem-estar”.

António Silva Tiago sublinhou, ainda, que, juntamente com o Executivo Municipal que lidera, inscreveu no orçamento municipal para 2023, “a maior verba de sempre”, cujo valor absoluto ultrapassa os 24 milhões de euros, “num esforço financeiro que ascende a mais de 20% do montante global do orçamento do Município”. “Só através da atempada orçamentação e respetiva gestão na sua execução, se pode passar do plano das boas intenções, ao plano da realização concreta da visão estratégica e dos programas políticos, que na nossa comunidade concelhia assumem o caráter de desígnio coletivo essencial”, justifica o edil da Maia.

O momento solene contou, ainda, com a atuação de Pedro Gonçalves, jovem cantor que se distinguiu no The Voice e que passou pelas salas de aula do estabelecimento de ensino.

O encerramento foi com um almoço convívio onde o estabelecimento de ensino quis reunir os primeiros alunos, professores e funcionários da Escola Secundária da Maia. Destaque para a presença José Gomes Dias Leitão, docente e primeiro diretor desta escola cinquentenária.

Também pode interessar-lhe