Maia Open vai subir de categoria
O Francês Luca Van Assche inaugura palmarés profissional no Maia Open
A partir de 2023, o Maia Open vai subir de categoria. O anúncio foi feito pelo presidente da Federação Portuguesa de Ténis, no encerramento da 4.ª edição, que terminou este domingo. Vasco Costa enalteceu “a qualidade organizativa” da prova.
Luca Van Assche conquistou, no domingo, o primeiro título da carreira enquanto tenista profissional ao vencer a prova. O francês, antigo n.º 1 mundial de juniores, derrotou na final o austríaco Maximilian Neuchrist, com os parciais de 3-6, 6-4 e 6-0 e recebeu o troféu das mãos do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, que no momento afirmou: –“A Maia é hoje uma comunidade desportiva muito forte que compagina de forma ímpar a prática generalizada de desporto para todos, numa visão estratégica muito democrática, com o desporto de alta competição que nos projeta a nível global, como o Ténis e outras modalidades em que a Maia tem hoje atletas muito valorosos que disputam sempre lugares cimeiros nos pódios por esse Mundo fora…”.
A quarta edição do torneio do ATP Challenger Tour foi coorganizada pela Federação Portuguesa de Ténis e a Câmara Municipal da Maia, entre os dias 27 de novembro e 4 de dezembro, no Complexo Municipal de Ténis da Maia.
O diretor da prova, João Maio justifica a subida do torneio de categoria até por causa do maiato Nuno Borges. “Estou convencido de que no próximo ano ele vai fazer uma carreira em torneios ATP e se este Challenger subir de nível pode ajudá-lo”.
No domingo, ficou também a saber-se que Portugal vai regressar à Maia para disputar as Davis Cup by Rakuten Qualifiers em fevereiro de 2023.
É que o Complexo Municipal de Ténis da Maia foi o palco escolhido para a eliminatória das Davis Cup by Rakuten Qualifiers entre Portugal e República Checa, marcada para os dias 4 e 5 de fevereiro de 2023. Trata-se da ronda de acesso às Davis Cup by Rakuten Finals, a fase final da competição.
O anúncio foi feito pelo presidente da Federação Portuguesa de Ténis e pelo Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro, na conferência de imprensa que encerrou a quarta edição do Maia Open.
Hernâni Ribeiro afirma que “para a cidade da Maia é um enorme orgulho voltar a receber a nossa seleção. O ténis é uma modalidade com uma tradição fortíssima no nosso município, pois temos uma das maiores escolas do país na qual aliamos a quantidade à qualidade dos nossos atletas. Ter cá a nossa seleção e a Taça Davis é mais um excelente motivo de divulgação da modalidade e será mais uma razão para os nossos jovens se superarem e quererem ser cada vez melhores para um dia serem eles os convocados a representar a nossa seleção”.
“Jogarmos neste magnífico Court Central era uma escolha óbvia desde que a Câmara Municipal da Maia tivesse disponibilidade não só ao nível do complexo, mas também de nos apoiar e, portanto, juntamos a vontade das duas entidades, que têm tido uma relação muito próxima nos últimos anos”, referiu Vasco Costa.
A eliminatória entre Portugal e República Checa vai ser a segunda num espaço de 12 meses a realizar-se no Complexo Municipal de Ténis da Maia. Foi precisamente neste local que, em março de 2022, a equipa das quinas celebrou uma vitória por 4-0 frente à Polónia no play-off do Grupo Mundial I, triunfo ao qual deu seguimento em setembro (3-1 ao Brasil no Grupo Mundial I no Centro Cultural de Viana do Castelo) para alcançar as Davis Cup by Rakuten Qualifiers.
Fotografia: Mário Santos / CM Maia