Mais de uma centena de crianças cantaram o Natal

O palco do grande auditório do Fórum da Maia acolheu na tarde do dia 1 dezembro, feriado, a 7ª edição do Encontro de Coros Infantis que é já uma tradição de Natal. Uma tradição que regressa depois de uma interrupção de dois anos, devido à crise pandémica que impôs o distanciamento social.

O espetáculo foi inaugurado pelos anfitriões, Pequenos Cantores da Maia, que interpretaram em estreia absoluta três das canções que fizeram parte do seu repertório, com letras de Mizé Rouxinol e músicas de Victor Dias e Ana Margarida Rouxinol. Seguidamente, subiram ao palco, o Coral Infantil e Juvenil de Carcavelos, dirigido por Joana Pedro, o Coral Infantil e Juvenil da Academia de Música da Banda de Ourém, dirigido por José Santos e por último, o Coro Infantil dos Assentos de Portalegre, orientado pelo regente André Bérgamo.

A meio da atuação do Coral Infantil e Juvenil de Carcavelos, Victor Dias, Diretor Artístico dos Pequenos Cantores da Maia prestou tributo à memória de Odete Morgado, autora, compositora e fundadora daquele grupo, com o qual os artistas da Maia mantêm uma relação de amizade e intercâmbio há mais de 25 anos.

Presente no evento esteve a cantora Rita Guerra que conjuntamente com Victor Dias, em representação dos anfitriões, apadrinharam o Coro Infantil dos Assentos de Portalegre que se estreou, com a atual formação artística, neste espetáculo no Fórum da Maia.

Ana Margarida Rouxinol, que além de ter apresentado o encontro também se juntou aos Pequenos Cantores para interpretar uma das canções de Alan Menken, solicitou a presença em palco do Presidente da Câmara Municipal e Patrono do coral anfitrião, António Silva Tiago que, na sua breve intervenção, lembrou aos meninos de Ourém o facto do Bispo que declarou digno de crédito o testemunho dos três pastorinhos de Fátima ser um ilustre maiato de S. Pedro Fins, referindo-se a D. José Alves Correia, distribuindo outras referências elogiosas pelos outros coros, citando figuras ilustres. O Patrono dos Pequenos Cantores, que assinalaram este ano 30 anos de atividade, expressou ainda o seu particular apreço por manifestações artísticas do género da que ali juntou largas centenas de pessoas e famílias.

O evento encerrou com todos os coros em palco a interpretar o medley “Desejamos um Bom Natal” sob a direção de Victor Dias, com mais de 100 crianças a cantar o Natal na Maia.

O espetáculo foi integralmente gravado pela Porto Canal que fez um direto antes do início.

A decoração do palco, com diversos apontamentos cenográficos alusivos o Natal, teve a assinatura da Dream Media que patrocinou o certame.

Também pode interessar-lhe