Mosteiro de Moreira recebeu Colóquio “Monges, Mosteiros e Territórios”
A Igreja do Divino Salvador de Moreira foi palco, esta quarta-feira, dia 16 de novembro, do colóquio “Monges, Mosteiros e Territórios”, promovido pela Câmara Municipal da Maia, Junta de Freguesia de Moreira e Paróquia do Divino Salvador de Moreira.
A sessão de abertura contou com a presença e o contributo do Vereador com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, Mário Nuno Neves.
Inserido nas comemorações dos 400 anos do Mosteiro, foram muitos os participantes interessados em escutar o que os palestrantes tinham para comunicar sobre alguns temas pertinentes relacionados com a história do local.
Este Colóquio foi creditado pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo com 12 horas de formação para os professores pertencentes aos grupos de docência 200 e 400.
Ainda no âmbito das comemorações, o Fórum da Maia tem, ainda, patente até domingo a exposição “A Fé pela Arte”, que revela uma parte do belíssimo património religioso do Mosteiro de Moreira.
A Igreja do Divino Salvador de Moreira que, no dia 17 de dezembro, vai ser palco de um Concerto Sinfónico comemorativo dos 400 anos do Mosteiro de Moreira. Sob a regência do Maestro Samuel Santos o momento vai oferecer uma evocação cronológica da música, salientando o papel cultural do Mosteiro ao longo dos últimos quatrocentos anos.
Uma emocionante interpretação de diversos compositores que remontam desde o período barroco até aos nossos dias, numa viagem imersiva pela história dos sons, da reflexão e da espiritualidade pelas vozes dos Pequenos Cantores da Maia, do Coral Vox Cantabile e pela Orquestra Sinfónica MSS Consort.
Ainda no âmbito das comemorações dos 400 anos do Mosteiro de Moreira já decorreu, em maio, a exposição “As representações artísticas da Igreja do Divino Salvador de Moreira”.
Fotografia: José Lopes