Município na Semana da Reabilitação Urbana

O Município da Maia vai estar na 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana, (SRU)que decorre de 22 a 24 de novembro, no Palácio da Bolsa.

A iniciativa conta pela primeira vez com a participação dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia para uma reflexão de âmbito metropolitano e reúne o apoio das principais Associações do setor da construção e do imobiliário, das Ordens Profissionais e da Academia.

Após uma pandemia que ninguém antecipou, o que mudou na nossa abordagem à cidade e na forma como a vivemos? A Semana da Reabilitação Urbana do Porto aborda as mudanças e o seu impacto, no painel “A cidade pós-pandemia. O que mudou e lições para o futuro!”, no dia 24, que vai contar com a participação da Câmara Municipal.

A Maia posiciona-se entre os melhores Municípios para viver, entre os que oferecem maior qualidade de vida. Na sessão “Maia Magnética”, no dia 24, pelas 15h30, vai poder conhecer um ecossistema humano, social e económico, vibrante e dinâmico, num território bom para viver, trabalhar, empreender e investir.

Mantendo o seu caráter multidisciplinar, a Semana da Reabilitação Urbana apresenta uma ampla programação que integra conferências, workshops e seminários. Ao todo são 12 sessões plenárias, a decorrer no Pátio das Nações, no Palácio da Bolsa, e a que acrescem três seminários jurídicos e outras sessões paralelas, envolvendo mais de 100 oradores ao longo de três dias.

Entre os temas centrais da edição deste ano da Semana da Reabilitação Urbana do Porto destacam-se o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o acesso à habitação, a habitação multifamiliar para arrendamento ou built to rent, mas também dinâmicas de mercado tão importantes para a cidade, e para o país, como são o turismo e o investimento imobiliário.

No palco da Semana da Reabilitação Urbana do Porto estará também de forma muito premente o tema da sustentabilidade e da energia com foco, nomeadamente, no desafio que representam os edifícios NZEB e no potencial da estratégia do Porto “Pacto do Porto para o Clima”. Incluem-se também vários temas da tecnologia, desde logo o potencial do BIM (Building Information Modeling), da construção modular e dos novos materiais.

E atentos ao futuro de toda uma região, apresenta-se e debate-se a Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto – Pulsar, reunindo Municípios, promotores, investidores num debate amplo e aberto à cidade. 

Os eventos da Semana da Reabilitação Urbana mantêm a sua filosofia de acesso livre e gratuito (sujeito a registo), dirigindo-se a todos os stakeholders da cidade e da indústria do imobiliário, mas também à Academia e, sobretudo, a todos os que nela habitam ou trabalham.

Pode consultar o programa.

Também pode interessar-lhe