“O fado vai ao Fórum” foi uma homenagem à alma do povo português

  • Fado

O Fórum da Maia foi palco, este fim de semana, da iniciativa “O Fado vai ao Fórum”, um ciclo com quatro espetáculos, promovido pela Câmara Municipal, com o objetivo de homenagear o coração e a alma do povo português, o Fado.

Em dois dias aconteceram quatro momentos extraordinários de homenagem à canção nacional, onde o público marcou presença em grande número e, entusiasmado, aplaudiu de pé em vários momentos.

Isa de Castro abriu o ciclo, na sexta-feira, às 19h00. Natural da Vila de Prado, concelho de Vila Verde, a fadista cedo enveredou pelo mundo da música. Pelo menos, canta desde que se lembra, mas nem sempre cantou fado como faz agora. “O fado sempre fez parte da minha vida. A minha mãe é fadista e foi, durante muitos anos, uma das melhores da cidade de Braga. Lá em casa faziam-se saraus onde se cantava o fado e eu cresci nesse ambiente”, recorda.

Depois de em 2012 ter sido distinguida com o Prémio Juventude/Revelação na Braga Fado — Grande Noite do Fado de Braga, Isa de Castro venceu a edição de 2013 e conquistou o público nacional e estrangeiro com a sua voz inconfundível.

À noite, a partir das 21h30, foi a vez de Miguel Bandeirinha. Nascido no Porto, em 1994, a sua ligação ao fado surgiu ainda muito jovem devido ao negócio de família na área da restauração e por ter na família pessoas a cantar. Começou a cantar aos 6 anos. 

Desde 2010 que abraçou o fado de forma mais séria tendo, desde então, conseguido um papel de destaque. “Já participei em vários concursos, programas televisivos, galas de fado e cantei em diversas casas de fado, tendo também representado o fado no estrangeiro”, conta o jovem fadista.

No sábado, às 19h00, subiu ao palco do Grande Auditório do Fórum da Maia, Pedro Ferreira. Foi vencedor do “Gaia é Fado”, em 2014, e da “Grande Noite do Fado”, este ano, em Lisboa. É uma das principais vozes da nova geração de fadistas do Porto.

O encerramento do ciclo “O Fado vai ao Fórum”, às 21h30, foi com Carla Teles. Nasceu na cidade do Porto e desde criança se começou a destacar pelo seu à vontade na participação de festas infantis. Desde então, participou em inúmeros eventos e festivais, fruto da sua versatilidade que lhe permite destacar-se do Fado ao Jazz, passando pelo Rock, Pop, Disco ou Música Popular Portuguesa. 

O Fado é a sua paixão, facto que a leva a escrever a tese de conclusão da sua primeira licenciatura com o tema: “Vozes de um Povo – O fado como forma de comunicação”. Foi a primeira vez que foi cantado o fado na apresentação de um trabalho deste género, motivo pelo qual exigiu a autorização expressa do reitor.

Pode marcar já na agenda, o “Fado Vai ao Fórum”, regressa em 2023, nos dias 17 e 18 de novembro.

Fotografia: Diana Santos. Photographer & Designer

Também pode interessar-lhe