Presidente da Câmara dedica manhã à mobilidade
O presidente da Câmara Municipal da Maia dedicou a manhã desta sexta-feira, dia 4 de novembro, à mobilidade. António Silva Tiago andou nas duas novas linhas de transportes ao serviço da população, desde o início do ano e no transporte a pedido, que entrou em funcionamento há cerca de um mês.
Estas linhas são 100% assumidas pela Autarquia, assim como o transporte flexível. António Silva Tiago apanhou a linha 50 no lugar da Granja, em Águas Santas, até ao Fórum da Maia, onde passou para a linha 51 fazendo a viagem até ao aeródromo de Vilar de Luz. O regresso foi no MOBUS, serviço de transporte a pedido, que entrou em funcionamento há pouco mais de um mês e foi apresentado na Semana Europeia da Mobilidade.
As linhas em causa encontram-se já previstas no concurso de concessão de transportes da Área Metropolitana do Porto, sendo que, e dada a sua importância no reforço da rede atual de transportes públicos, o Município decidiu antecipar o início do seu funcionamento.
O concurso tem tido “avanços e recuos” e, depois de um novo processo interposto em tribunal “está novamente num impasse, prejudicando todos os municípios “, reforça o autarca.
Assim, estas duas carreiras, aliadas ao projeto de Transporte Público Flexível, preenchem uma lacuna existente nos eixos vertical e horizontal de deslocação dos munícipes da Maia. E António Silva Tiago não esconde a satisfação porque “é um compromisso eleitoral meu, nosso, e ao cabo de um ano de mandato já se fez muita coisa. Este é um modelo que conquista toda a gente”.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia recorda uma experiência que a autarquia fez, há mais de década e meia e que “não teve sucesso”. Agora, “as pessoas têm outra visão da mobilidade e estão a aderir a estes novos modelos e isso reforça a minha convicção de colocar meios financeiros dos municípios para que as coisas aconteçam”.
Cerca de cinco mil pessoas já utilizam, por mês, as novas linhas. E a empresa deixou a garantia ao Presidente da Câmara Municipal de que as vai reforçar no próximo ano.