Escola de Ferronho vence 3.º prémio Green Cork
A Escola Básica de Ferronho alcançou o 3.º prémio da categoria 1 na Campanha Green Cork do ano 2021/2022. O estabelecimento de ensino atingiu um resultado de 3,94 Kg/aluno de rolhas de cortiça. A Escola Básica de Mandim com 3,54 Kg/aluno alcançou o 4.º lugar.
A cerimónia decorreu no auditório do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, que recebeu também a Conferência de lançamento da Campanha Green Cork Escolas/IPSS/Escuteiros 2022/2023.
O evento contou com a presença da vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Maia, Marta Peneda, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Centro da Ciência Viva, da Quercus, da Amorim e dos quatro primeiros classificados.
Para além disso, contou, ainda presencialmente com professores e alunos de vários estabelecimentos de ensino, técnicos e utentes de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social e elementos dos grupos de escuteiros, mas também muitos outros por videoconferência.
Os resultados atingidos na última campanha cresceram consideravelmente em relação ao ano anterior, com quase 15 toneladas de rolhas entregues, e as escolas do Município da Maia contribuíram cerca 1,1 toneladas. Com as rolhas de cortiça entregues, os estabelecimentos de ensino do Município contribuíram para a plantação de cerca de 2500 árvores autóctones.
O Green Cork Escolas é um programa que aposta na parceria com a comunidade escolar, social e escutismo na promoção de iniciativas ambientais mais conscientes e responsáveis pela preservação e respeito à natureza. Visa a promoção da sustentabilidade e divulga a cortiça como material totalmente reciclável e reutilizável. A recolha de rolhas de cortiça contribui para o financiamento de iniciativas de reflorestação de árvores autóctones, entre elas o sobreiro (única árvore do mundo com cortiça – e é atualmente, uma espécie típica da região mediterrânica).
Implementado desde o ano letivo de 2008/09, o programa Green Cork Escolas conta com a participação de jardins de infância, escolas e agrupamentos escolares de todas as partes do país, e visa envolver esta comunidade no projeto Green Cork.