Município recebe Selo de Intervenção Social Sénior

FOLIO 2022 – (EVENTO) Foto: Nuno Conceição

O Município da Maia recebeu o Prémio de Qualidade, do Programa de Atividade Física Sénior – Envelhecimento Ativo e Saudável, atribuído ao Clube Maia Sénior, bem como o 2.º Prémio no Programa de Reconhecimento de Intervenção Social Sénior 2022, na categoria de autarquias com população acima dos 100.000 habitantes. O galardão foi recebido, esta semana, pelo Vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, durante o XVI Seminário dos Municípios Amigos do Desporto e II Seminário Autarquias Solidárias, que decorreu em Óbidos.

O Clube Maia Sénior (CMS) surgiu tendo em conta a realidade atual, do aumento da população sénior e com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida, através de uma prática desportiva regular.

O Selo de Intervenção Social Sénior, promovido pela EQ- Cidade Social, visa o reconhecimento das autarquias integradas no programa “Autarquia Solidária” e que tenham a funcionar programas e atividades de apoio social aos seniores dos seus territórios, promovendo desta forma metodologias e práticas inovadoras de intervenção social.

Durante o seminário foi, ainda, apresentado publicamente o II Livro MAD sobre “Envelhecimento Ativo e Saudável” e do I Livro técnico Autarquia Solidária “Ação Social Autárquica”, que contaram com trabalhos produzidos pelos Pelouros do Desporto e do Pelouro do Desenvolvimento Social e Saúde do Município.

Para a publicação relacionada como “Envelhecimento Ativo”, a autarquia contribuiu com três artigos, nomeadamente “Orientação para uma Alimentação Saudável nos Idosos”, “Programa Municipal de Saúde Sénior 60+ – Envelhecimento Saudável” e “Programa Clube Maia Sénior”. Já para o livro sobre “Ação Social Autárquica” colaborou com um artigo referente ao Desenvolvimento Social.

Também pode interessar-lhe