Maia reúne parceiros de Projetos Europeus Horizonte

O Município da Maia recebeu, esta quinta-feira, dia 13 de outubro, o primeiro encontro que reuniu os parceiros locais comuns aos três Projetos Europeus Horizonte, atualmente em desenvolvimento no seu território: projeto SPARCS, OMEGA-X e EHHUR.

A ideia de organizar um evento reunindo os três projetos resulta do reconhecimento de que todos os projetos partilham ideias comuns sobre os tópicos “transição energética”, “transição digital” e “neutralidade carbónica”.

O encontro, para além da apresentação sumária dos projetos e seus intervenientes, incluiu ainda visitas in loco a diversas infraestruturas e equipamentos no território como o conjunto habitacional social do Sobreiro, uma subestação elétrica que fornece energia à cidade, um sistema de produção fotovoltaica, infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, sistemas de monitorização da qualidade do ar, e de consumos de energia e de água de rega, entre outros.

Os parceiros locais do SPARCS, EDP NEW R&D, SPI – Sociedade Portuguesa de Inovação, e AdEPorto – Agência de Energia do Porto, participarão ativamente e darão sua visão sobre os objetivos e metodologia do SPARCS.

O projeto OMEGA-X, visa a implementação de um espaço de dados, baseado em padrões europeus comuns, incluindo uma infraestrutura federada, um mercado de dados e um mercado de serviços, envolvendo a partilha de dados entre diferentes stakeholders e demonstrando o seu valor em casos de utilização e necessidades reais e concretas na área da energia. Conta como parceiros do demosite português, isto é, o espaço de demonstração, a Universidade da Maia, a EDP NEW, a Tecnalia e a Odit-e.

O projeto EYES HEARTS HANDS Urban Revolution (EHHUR), integrado na missão NEB – New European Bauhaus, visa apoiar as cidades desenvolvendo e testando uma metodologia para apoiar a transformação do ambiente construído com base no envolvimento da comunidade e co-design. O Município, juntamente com a Espaço Municipal EM, contará com o apoio local da AdEPorto, da EDP NEW e ainda da SPI.

Fotografia: Mário Santos / CM Maia

Também pode interessar-lhe