Maia vai ter um subdestacamento da GNR e um reforço de efetivos
Maia recebeu comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial do Porto da GNR
A Praça do Doutor José Vieira de Carvalho, na Maia, foi palco, esta quarta-feira, da cerimónia militar do 14.º aniversário do Comando Territorial do Porto da GNR. O evento, presidido pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, contou com a presença da secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, do Comandante do Comando Territorial do Porto, Coronel Manuel Carlos Afonso, do Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Manuel Carlos Clero, e vários autarcas do Distrito do Porto.
A cerimónia envolveu formatura, entrega de condecorações a militares e desfile militar.
O Município da Maia ficou também a saber que vai passar a ter um subdestacamento da GNR e mais dez guardas para reforçar o seu dispositivo militar.
António Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal da Maia, expressou o seu agrado, a respeito da notícia que foi dada a conhecer na cerimónia desta tarde: “…acolho a notícia de que a Maia vai passar a contar com um subdestacamento da GNR com particular satisfação pessoal e institucional, na medida em que resulta de um diálogo aberto e de uma vontade de ambos em reforçar a segurança das populações residentes nas freguesias do concelho da Maia que estão sob jurisdição da Guarda Nacional Republicana, nomeadamente as freguesias de Castêlo da Maia, Moreira, Vila Nova da Telha, Nogueira-Silva Escura e Folgosa, que passarão a contar com uma presença mais significativa da GNR, passando a ser comandada localmente por um oficial de carreira e recebendo um reforço de mais 10 efetivos”.
“Aproveito para saudar o Comando Territorial do Porto da GNR, as mulheres e homens desta instituição, que têm servido a nossa comunidade e expressar publicamente o reconhecimento do Município da Maia, aos bons serviços que a GNR tem prestado ao nosso concelho, especialmente no que respeita a um patrulhamento de proximidade, sobretudo junto dos grupos sociais mais vulneráveis, como os nossos seniores e crianças. Enquanto autarca, sinto-me hoje particularmente realizado, na medida em que vejo um dos objetivos relacionados com a segurança finalmente concretizado, fruto de um trabalho persistente e de uma cooperação que está a surtir os seus efeitos, após meses de uma partilha colaborativa entre o MAI e o Município, que obviamente vinha fazendo o seu caminho, como eu gosto de o fazer, com serenidade e com compreensão recíproca, encontrando no Senhor Ministro e na Senhora Secretária de Estado, interlocutores privilegiados…”.
O presidente da Câmara Municipal da Maia, ausente por questões de saúde, fez-se representar pela Vice-presidente, Emília Santos, que entregou uma das condecorações – ao sargento Fernando Jorge Garcia. “Não posso esquecer a competência, o denodo e a dedicação do sargento Garcia que com essas qualidades pessoais de comando inspirava todos os militares da Guarda e a população”.
A vice-presidente destacou, ainda, a colaboração que sempre existiu com a GNR, não esquece o apoio inequívoco desta força militarizada na altura mais crítica da pandemia. “A estratégia de proximidade que a GNR tem com a população foi fundamental no apoio aos mais idosos e no processo de vacinação junto de grupos mais vulneráveis”, referiu.
Esta dimensão de proximidade nomeadamente com a população mais idosa do distrito foi também um dos pontos de destaque do discurso do ministro da Administração Interna. “… no ano passado, a Guarda Nacional Republicana sinalizou 1.504 pessoas em situação de isolamento ou vulnerabilidade”. “O trabalho que é desenvolvido depois, através de um acompanhamento permanente destes idosos, merece o nosso público elogio, reconhecimento e agradecimento. Porque o militar da Guarda é, tantas vezes, a única voz amiga destas pessoas que a sociedade, lamentavelmente, vai deixando para trás”, afirmou José Luís Carneiro.
Ainda no âmbito do dia da unidade, esta terça-feira, dia 11, decorreu, no auditório da Universidade da Maia, um Seminário sobre “Programas Comunitários de Policiamento de Proximidade Promovidos Pela GNR” voltados para Grupos Vulneráveis, nomeadamente idosos e crianças, bem como as políticas de prevenção.
O programa integrou, ainda, uma cerimónia religiosa, no dia 7 de outubro, no mosteiro do Divino Salvador de Moreira da Maia, com a celebração de uma missa em honra a todos os militares que servem e serviram neste comando, em especial aos já falecidos e uma cerimónia cultural, um concerto da Banda Sinfónica da GNR, no dia 8 de outubro.