Segurança e bem-estar são um dever cívico e social de todos

A segurança e o bem-estar no seio de uma comunidade “não são apanágio exclusivo da GNR, nem de outras forças de segurança, mas sim, um dever cívico e social de todos, de todos sem exceção”. A ideia foi defendida, esta manhã, pela vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos, num Seminário sobre “Programas Comunitários de Policiamento de Proximidade Promovidos Pela GNR” voltados para Grupos Vulneráveis, nomeadamente idosos e crianças, bem como as políticas de prevenção, que decorre no auditório da Universidade da Maia.

A iniciativa, direcionada para a sociedade civil e entidades públicas envolvidas na promoção destes programas da GNR, faz parte do programa das comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial do Porto da GNR, que decorre por estes dias no Município da Maia. Na sessão de abertura, Emília Santos deixou uma mensagem que traduz a visão do Executivo Municipal, a respeito da substância do tema que a GNR propôs para o seminário.

Antes de mais, “entendo que é fundamental ajudar os nossos idosos a adotar comportamentos assertivos que ajudem a reduzir os riscos da ocorrência de crimes, evitando alarmismos e perceções amplificadas ou distorcidas dessa realidade, que aumentam o sentimento de insegurança num grupo social, por natureza mais suscetível ao medo e ao adensar da sua vulnerabilidade, face a uma combinação de circunstâncias que importa ter em atenção”, afirmou.

A vice-presidente salientou, ainda, que a segurança e o bem-estar no seio de uma comunidade “não é apanágio exclusivo da GNR, nem de outras forças de segurança, mas sim, um dever cívico e social de todos, de todos sem exceção”.

Recorde-se que na estratégia “MAIA 2028” que o Município tem vindo a prosseguir, tendo como desígnio essencial a sustentabilidade integral, num ecossistema humano, social e económico vibrante e dinâmico, existe um quadro de valores estruturantes que inspiram o trabalho quotidiano do Executivo e de toda a organização municipal, “que lembra permanentemente que a Maia é ‘uma comunidade onde todos contam e são importantes’ e onde todos são responsáveis por todos.

Para amanhã, quarta-feira, a partir das 15h00, na Praça do Dr. José Vieira de Carvalho, está agendada a cerimónia militar, onde se espera a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Também pode interessar-lhe