XXVII Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia
Começa esta sexta-feira, 7 de outubro, o Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia. A XXVII edição vai trazer ao público espetáculos de 22 companhias, cinco portuguesas e 17 estrangeiras, de vários géneros cénicos, mas todos eles centrados na capacidade do “Humor” ser um instrumento de análise e crítica social.
O Festival é uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia com direção artística e produção do Teatro Art’Imagem.
Durante os dez dias do evento não vão faltar espetáculos no grande auditório, com capacidade para 700 lugares, e no café-teatro, para 150 pessoas e animação de rua. Ao fim-de-semana há espetáculos dirigidos aos mais novos.
Assim, durante estes dez dias de Festival, vão ser apresentados 28 espetáculos diferentes, 10 no Grande Auditório do Fórum da Maia, às 21h30, exceto o do dia da abertura, que está marcado para as 22h30; três no café-teatro do fórum, às 23h00; quatro peças no exterior para todos os públicos, às 16h00, aos sábados e domingos; 10 peças curtas no exterior para todos os públicos, às 21h00 e um espetáculo de abertura, às 21h30, também ao ar livre.
Nesta edição estarão presentes 22 companhias, 5 portuguesas e 17 estrangeiras. Entre as companhias estrangeiras, o domínio vai para Espanha, com a presença de 11 grupos. Mas também vão passar pelo Fórum da Maia companhias de França, Polónia, Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.
Doze dos espetáculos internacionais são estreias em Portugal.
A primeira edição do festival aconteceu em 1994 e a partir de 1996 passou a ser anual. O festival realiza-se na primeira quinzena de outubro, no Fórum da Maia e espaços adjacentes.
O teatro cómico é apresentado em todas as suas dimensões e disciplinas: a comédia, o teatro de rua, a mímica, a animação, stand-up comedy, musical, o novo circo, marionetas e fantoches, café-teatro e o clown.
Este é o único festival exclusivamente dedicado ao teatro cómico que se realiza em Portugal.
Pode consultar aqui o programa completo.