Maia integra o Cor(p)o Metropolitano

O Coro atua em Espinho este domingo

O Coro Polifónico da Área Metropolitana do Porto (AMP) vai atuar na Praça Progresso, em Espinho, no dia 2 de outubro, a partir das 21h30. Um espetáculo comunitário que é a voz e o olhar sobre os caminhos do território da AMP – da serra até ao mar.

A apresentação deste coro polifónico e intermunicipal, composto por grupos amadores dos 17 municípios, contará com cerca de 320 pessoas, com idades entre os 9 e os 90 anos.

Pensado para dar voz a cada município, realçando a unicidade do seu património imaterial – as suas tradições e costumes -, unificando a uma só voz toda a comunidade da Área Metropolitana, o Cor(p)o Metropolitano vai apresentar nove temas originais, construídos a partir das histórias e tradições locais. A entrada é livre, embora sujeita à lotação do espaço.

O projeto “Cor(p)o Metropolitano” é uma iniciativa da Área Metropolitana do Porto (AMP), inserida no programa Mater17 que, em 2021, levou à criação de 17 performances artísticas, envolvendo comunidades dos 17 municípios que compõem a Área Metropolitana e que, nesse âmbito, constituíram coros para, através das suas interpretações, realçarem a singularidade do património imaterial de cada um dos concelhos.

No Município da Maia, resultado da open call lançada a toda a comunidade concelhia, convidada a integrar o coro intermunicipal “Cor(p)o Metropolitano”, foi formado a 10 de outubro de 2021, com 15 elementos, o coro maiato. A 4 de dezembro de 2021, no Grande Auditório do Fórum da Maia, sob a coordenação artística de Sara Yasmine e António Serginho, e direção artística de Rita Campos Costa, os representantes do Município apresentaram em concerto o tema “Tirana”, uma homenagem ao legado histórico maiato resultante do “Ciclo do Linho”.

A segunda fase deste projeto metropolitano iniciou a 5 de setembro e teve como objetivo a reativação de cada um dos 17 coros criados no ano passado, com os respetivos diretores artísticos, funcionando num primeiro momento com duplas. Neste caso, o coro da Maia faz dupla com o de Matosinhos, composto por 18 elementos de diferentes faixas etárias com e sem experiência de canto.

Os ensaios conjuntos, que contaram com a direção artística de Beatriz Rola, Inês Luzio e Rita Campos Costa, decorreram no Fórum da Maia e no Salão Nobre da Câmara de Matosinhos.

Também pode interessar-lhe