Dia de Ouro reuniu crianças com doença oncológica
Setembro Dourado – Mês da Sensibilização para o cancro pediátrico
A Quinta dos Cónegos, na Maia, foi o local escolhido para, neste domingo, dia 18 de setembro, se realizar o “Dia de Ouro”, uma iniciativa do Serviço de Oncologia Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João. O dia integra o “Setembro Dourado” – mês de sensibilização para o cancro pediátrico.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, deslocou-se à tarde, à Quinta dos Cónegos, para expressar o seu apoio de proximidade, quer aos profissionais de saúde, como às crianças e famílias que ali se reuniram para partilhar experiências de vida e para proporcionar às crianças que padecem de doenças oncológicas, alguns momentos lúdicos de descompressão e de brincadeira.
O Edil participou com particular entusiasmo, no momento em que foi partido um bolo especialmente decorado para o efeito, tendo assistido à atuação de Rita Rocha, jovem artista que iniciou a sua carreira no Mundo da Música integrando o Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia, a quem o Presidente e Patrono do Coral conhece desde muito criança.
António Silva Tiago conversou com pais e crianças, procurando inteirar-se das suas realidades familiares e sociais e endereçando-lhes palavras de esperança e força, expressando deste modo o que sentia: “…é comovente ver a força com que estes pais e, principalmente, estas crianças enfrentam a doença. Vim aqui para dizer presente e dar a todos a minha palavra de afeto e apreço pela coragem e pelo sorriso que continuam a esboçar, desafiando as surpresas que o destino colocou no seu caminho. Estas crianças e estas famílias merecem ser acarinhadas e apoiadas por toda a comunidade, dando pleno sentido à inspiradora divisa de que na Maia todos contam e são importantes e todos somos responsáveis por todos…”.
O Dia de Ouro é uma iniciativa da equipa de profissionais do Serviço de Oncologia Pediátrica, onde as crianças com doença oncológica têm a oportunidade de passar um dia inesquecível em família em ambiente seguro e controlado.
O “Setembro Dourado” é uma efeméride há muito celebrada além fronteiras. Desde 2018 passou a ser assinalada também em Portugal e no Centro Hospitalar Universitário de São João em particular, para celebrar a resiliência das crianças e famílias cuidadas.
A celebração pretende, por um lado, sensibilizar a comunidade para o cancro pediátrico e, por outro lado, proporcionar às crianças e famílias experiências em contexto não-clínico, pois pela sua imunossupressão a maioria delas não pode usufruir de uma série de atividades e contextos que envolvam outras crianças.
Assim, procuram ao longo dos anos criar momentos de partilha e de vivência da infância, que sejam seguros para as crianças com doença oncológica, ou seja, em contexto de contacto fechado e em ambientes mais controlados.
Uma das iniciativas que têm procurado manter é o “Dia de Ouro” – um dia de atividades em família, restrito às crianças, famílias e profissionais do Serviço, e com várias parcerias de colaboração, desde fornecimento de bens alimentares, uma vez que atividade inclui almoço e lanche, a parcerias das atividades lúdicas, desportivas e musicais.
Fotografia: Mário Santos / CM Maia