Semana Europeia da Mobilidade recheada de atividades

Espaços de convívio, bicicletas, trotinetes, jogos mais tradicionais, outros mais interativos relacionados com a temática da mobilidade suave e neutralidade carbónica e atividades lúdicas. Não faltou nada, na Praça do Município, para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade (SEM). A 21.ª edição arrancou esta manhã, dia 16, e vai decorrer até 22 de setembro.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, acompanhado pelo vereador dos Transportes e Mobilidade, Mário Nuno Neves, e pela Vereadora Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia, Marta Peneda, abriu o certame e, logo depois, deu o exemplo com um passeio de bicicleta.

O objetivo é continuar a encorajar a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, consciencializar os cidadãos para os efeitos que as suas escolhas de um modo de transporte terão na qualidade do ambiente, promover a intermodalidade e proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrir a sua cidade, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

A aposta, sublinha António Silva Tiago, é reduzir, cada vez mais, a utilização do automóvel, “prejudicial à descarbonização do território”. Quando isso acontecer, “vamos ser mais felizes porque vamos poder usar as praças e as ruas para brincar com as nossas crianças, para conviver uns com os outros, no fundo vamos ser uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais feliz”.

Ao longo da semana, vão decorrer várias campanhas e ações de sensibilização sobre mobilidade sustentável e acessibilidade para todos no município; ações para os mais pequenos, versando a segurança rodoviária – Minipolícias na Praça e Escola de Ciclismo; exposições diversas sobre a promoção da mobilidade, transportes públicos e melhores ligações; exercícios de segurança e prevenção de queda em trotinetes e bicicletas e a realização de um pedipaper, à volta da temática do Guia de Visitação do BaZe – Living Lab.

Destaque, ainda, para o lançamento de um concurso juvenil de ideias, para identificar desafios, propostas, projetos e conceitos que contribuam para uma MOBILIDADE mais SUSTENTÁVEL e EFICIENTE.

Para além das atividades dinâmicas da Semana Europeia da Mobilidade todos os anos são implementadas uma série de medidas, que adquirem carácter definitivo. A esse nível, na Maia, destaca-se a implementação de zonas 30 e, este ano, a Maia vai lançar no seu território o Transporte público a pedido.

Também pode interessar-lhe