Candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha

João Álvaro Rocha

Tem início no próximo domingo, dia 31 de julho, e termina a 31 de outubro, o período de candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha. O prémio, de natureza não pecuniária, consiste na edição de uma publicação, de um vídeo, de uma conferência e de uma visita guiada. Podem ser atribuídas até quatro Menções Honrosas.

O Prémio destina-se a Edificações e Espaços Públicos, localizados no Município da Maia, que se destaquem não só pela sua qualidade arquitetónica e urbanística, mas sobretudo pela sua função social, cultural e inserção urbana, sendo dada relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda.

O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, sublinha: “Atribuímos o nome do arquiteto João Álvaro Rocha ao Prémio Municipal de Arquitetura como reconhecimento do seu trabalho em prol da qualidade da arquitetura e do urbanismo, considerando que uma parte significativa desse trabalho foi realizada no Município da Maia, tendo como objetivo que a integridade e autenticidade da sua obra possa servir como referência ao prémio que instituímos”.

De iniciativa da Autarquia, o Prémio com periodicidade bienal, é organizado pela APJAR – Associação Pró-Arquitetura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte. A APJAR promove a participação em arquitetura pelas comunidades locais e internacionais a partir da obra de João Álvaro Rocha.

O regulamento, aviso e mais informações estão disponíveis em pma.joaoalvarorocha.pt, e nos sites da Câmara Municipal da Maia e da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos.

João Álvaro Martins da Rocha | (1959 — 2014)

João Álvaro Rocha nasceu em Viana do Castelo, Portugal, a 10 de janeiro de 1959, faleceu no Porto, a 13 de setembro de 2014. Entre 1977 e 1982 frequentou o Curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes do Porto, tendo realizado a prova final para obtenção da licenciatura em 1986. Inicia a sua atividade profissional em 1982.

Desenvolveu uma intensa atividade docente em Portugal e no estrangeiro.

O seu trabalho mereceu a atribuição de diversos prémios, sendo de destacar:

O conjunto da sua obra conta com mais de duas centenas de projetos, com dimensões e funções variadas, em diferentes locais de Portugal e no estrangeiro. Destacam-se entre outros, dez projetos de habitação social desenvolvidos no âmbito do programa PER em Matosinhos e na Maia, o Parque de Moutidos, o Parque Urbano da Quinta da Gruta, que inclui a renovação do Palacete, zonas ajardinadas, escola de educação ambiental e Plano de Pormenor, na Maia.

Nos últimos anos de carreira, desenvolvia trabalhos em Portugal, na República dos Camarões, na Argélia e em Angola.

A sua obra está publicada em diversas revistas da especialidade, assim como em diversos livros e em vários países, tais como, Portugal, Espanha, França (Paris), Itália (Veneza, Milão), Inglaterra (Londres) e Suíça (Zurique).

Prémios

  • Prémio de Arquitetura Gulbenkian/Design, III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Gulbenkian – 1986,
  • Prémio Nacional de Arquitetura – Primeiras Obras – 1993, promovido pela Associação dos Arquitetos Portugueses,
  • Prémio Architécti / Centro Cultural de Belém – 1994,
  • Prémio AIA CE DESIGN AWARD – 2001, promovido pelo AIA – American Institute of Architects,
  • Prémio Vale da Gândara Arquitetura – 2004-05, promovido pela Cerâmica Vale da Gândara e Ordem dos Arquitetos de Portugal – 2005,
  • Finalista dos Prémios Iberfad / Alejandro de La Sota, Barcelona, em 1996, 2000 e 2002, no Prémio VI Mies van der Rohe Award for European Architecture, Barcelona, em 1999,
  • Menção no Concurso “Experiencias de cambio y tipologías del futuro de la Vivienda Social”, promovido pelo Conselho Superior de Colegios de Arquitectos de Madrid – 2003,
  • Menção Especial do Júri Prémio INH 2004, promovido pelo Instituto Nacional de Habitação – 2004,
  • Menção no Concurso “Soluciones Urbanas 2005”, Categoria de Obra Construída, promovido pelo Conselho Superior dos Colégios de Arquitectura de Espanha – 2005,
  • Prémio Municipal de Arquitetura e Urbanismo da Câmara de Sto. Tirso, 2009
  • Finalista do Prémio Secil de Arquitetura, Portugal-2010
  • Menção Especial de Júri Prémio IHRU-2013 Portugal.

Também pode interessar-lhe