Nova via e requalificações na antiga EN 13 revolucionam acessos poente à Maia

António Silva Tiago inaugurou na passada sexta-feira, dia 8 de julho, uma nova via e duas requalificações na antiga Estrada Nacional 13, que vão alterar significativamente o trânsito automóvel do lado poente da Maia. A intenção é “melhorar de forma significativa a mobilidade dos maiatos e a fluidez do tráfego automóvel“.

A manhã começou com a inauguração da intervenção de reordenamento viário da Rua Conselheiro Luís de Magalhães, à rotunda da Urbanização da Quinta do Mosteiro, em Moreira. Esta intervenção permitiu eliminar o cruzamento do Padrão de Moreira, que durante décadas constituiu um ponto negro no sistema viário da região. O estrangulamento do trânsito automóvel que dele resultava, particularmente nas horas de ponta, representou, durante décadas, a perda inútil de milhares do horas acumuladas para os automobilistas, que se repercutia, necessariamente, na fatura dos combustíveis e na degradação do ambiente. Esta alteração viária estava já em funcionamento há um par de meses, o que permitiu aferir no terreno que se trata de uma solução que resolveu o problema de forma eficaz.

Seguiu-se o descerrar da placa de memória na obra de reperfilamento e arranjo urbanístico da Avenida de D. Mendo, à Rotunda da Sonae, na Cidade da Maia. Este troço, também da antiga Estrada Nacional 13, agora municipalizada, alberga um importante conjunto de empresas de referência na economia da região e do país. Apesar que continuar a ser uma artéria de alto débito automóvel, estava transformada numa via desordenada e pouco segura, tanto para os automobilistas como para peões que, cada vez mais, a demandavam tanto pela sua proximidade com importantes aglomerações habitacionais, como pela sua proximidade com o Ecocaminho da Maia e, agora, com o Corredor do rio Leça. A intervenção municipal agora inaugurada foi no sentido de transformar o troço em questão numa via de verdadeira vocação urbana, com passeios largos e acessos privilegiados às referidas vias pedonais e cicláveis.

O último ato inaugural foi da conclusão da Via Periférica Sul-Poente da Cidade, que liga a rotunda da Sonae à Rotunda do Souto, também na freguesia da Cidade da Maia.

Esta última empreitada visou construir mais um troço da designada Via Periférica, estabelecendo continuidade aos troços existentes. Dando agora prioridade à ligação para Sul-Poente da cidade, pretendeu-se estabelecer a ligação entre a Rua do Souto, o lugar do Espido, e a rotunda na Avenida Dom Mendo (EN13), junto às instalações da SONAE e do Nó da A41, em Moreira, melhorando assim a acessibilidade de empresas de escala nacional à rede viária nacional e aos concelhos vizinhos.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, estas três intervenções agora inauguradas trazem benefícios não só para o concelho, mas também para os concelhos vizinhos. Colocou ainda o ênfase na importância das intervenções pelo seu contributo para o propósito de descarbonização da Maia. “Quanto menos tempo se gastar nos engarrafamentos de trânsito, menos combustíveis fósseis serão queimados. Além disso, permitir-nos-á desviar da cidade uma parcela importante do trânsito automóvel, porque passam a existir alternativas rápidas e bem pensadas.” – sublinhou o autarca, que ainda acrescentou “São obras que foram bem estudadas, bem concebidas e bem realizadas, e, portanto, a partir de hoje vão servir ainda mais a comunidade. Vamos beneficiar as populações, a mobilidade vai melhorar, as pessoas vão-se enervar menos nos congestionamentos de trânsito e a economia vai beneficiar pois os bens e serviços circularão mais rapidamente”.

A concretização destas intervenções viárias representam um investimento na ordem dos 5 milhões de euros, sem o valor dos terrenos, que foram sendo adquiridos ao longo do tempo pelo Município, na execução dos seu planos de ordenamento do território.

Bragança Fernandes passou a estar na toponímia da Maia

Por proposta do Presidente, a Câmara Municipal deliberou atribuir ao novo troço da via periférica, o topónimo de Avenida Eng.º António Bragança Fernandes.

“Achei que devia de propor isso à Câmara, que aceitou de bom grado. Acho que ele merece, pela sua longa dedicação à causa pública, e acho que o reconhecimento deve ser feito enquanto as pessoas andam por cá. Portanto, está aqui um reconhecimento meu e da câmara que eu dirijo”, justificou.

António Gonçalves Bragança Fernandes foi eleito vereador da Câmara Municipal da Maia em 1990, tendo passado a vice-presidente da autarquia em 2001. Em junho de 2022, por motivo de falecimento de José Vieira de Carvalho, substituiu este como presidente da Câmara da Maia, cargo para que foi reeleito sucessivamente. Em 2017 foi eleito presidente da Assembleia Municipal da Maia, cargo que exerce até hoje

Também pode interessar-lhe