Não faltou cor e alegria na Festa da Educação
“Está na nossa mão, a nova geração”. Assim dizia o refrão da música que cantava um grupo de alunos da escola EB1 D. Manuel II minutos antes do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, se ter juntado à “Festa da Educação”, que encheu de cor e alegria, este sábado, o Parque de Avioso – S. Pedro.
Esta foi uma das atividades que foram acontecendo, ao longo da manhã, na festa que juntou todos os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico das escolas do concelho da Maia, para assinalar o encerramento do ano letivo 2021/2022. Crianças, suas famílias, professores e auxiliares de educação, reuniram-se para um momento de convívio ao ar livre.
Os meninos e meninas tiveram a oportunidade de brincar livremente e participar nas 16 atividades programadas para a ocasião. E não faltaram momentos de dança, canto, corridas e gargalhadas.
O momento de festa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e da sua Vice-Presidente e Vereadora da Educação e Ciência, Emília Santos.
Neste encerramento do ano letivo, o autarca recordou os constrangimentos provocados pela pandemia, bem como a guerra que tem provocado muitos problemas em termos económicos e financeiros. Contudo, na Maia “somos guerreiros e não nos deixamos abater”.
“Somos um concelho onde a educação é a nossa primeira prioridade e temos uma educação de excelência. Estamos a fazer muita coisa nesta área e vamos continuar a fazer. Vamos melhorar escolas com a ajuda do PRR que está aí e com o Portugal 2023 vamos acabar de requalificar todas as nossas escolas. Estamos a melhorar toda as condições nas escolas do ensino básico, nomeadamente nos recreios e dos refeitórios”, salientou.
Novos funcionários
A intervenção de António Silva Tiago não passou ao lado da transferência de competências. Recordou que a edilidade assumiu, a 1 de abril, responsabilidades acrescidas na área da educação e, que entraram para o quadro da Câmara Municipal 509 novos funcionários. Por isso, o Município aproveitou a ocasião para promover a receção de boas-vindas aos novos funcionários.
E a segunda palavra de António Silva Tiago foi para eles, para os funcionários. “Quero-lhes pedir que nos ajudem a ser ainda mais fortes, mais competentes, mais capazes. Quero-lhes pedir que venham trabalhar com motivação e com vontade de fazer mais e melhor para que estas crianças cresçam de forma saudável”.